Acordo assinado nessa quinta permitirá regularização da Fazenda Sálvia

Parceria público-privada poderá abranger até 12 mil imóveis e atender 240 famílias que estavam acampadas na área da Fazendo Sálvia há cinco anos

 

As famílias que vivem na área na Fazenda Sálvia, próximo a Sobradinho, estão mais perto de conquistarem a regularização fundiária de seus lotes. Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) será firmado entre a Secretaria de Coordenação e Gestão do Patrimônio da União, do Ministério da Economia e a Associação Brasileira de Produtores Rurais em Áreas da União (ABPRU) para que, por meio de uma parceria público-privada, haja a regularização da área.
Na prática, a iniciativa privada poderá contratar, realizar cadastros, laudos ambientais e coletas de dados, como georreferenciamento das terras. Esse modelo de processo promete ser mais ágil e econômico e só foi possível após a sanção da Lei nº 14.011, de junho de 2020, que alterou a legislação sobre gestão de imóveis da União.
Ao final de todo o processo, cerca de 12 mil imóveis devem ser regularizados. Guilherme Cunha Costa, presidente da ABPRU, informa que apenas as áreas que cumpram os requisitos previstos na lei poderão ser regulamentadas e explica como o processo será feito: “Existem duas grandes etapas: uma fase coletiva, que vale para todos, que é o georreferenciamento, o laudo ambiental, o cadastramento. Tudo isso a lei determina. E depois haverá uma etapa individual, em que será feita a avaliação e georreferenciamento individualmente”.
O presidente da ABPRU também explicou que o processo começa com os imóveis rurais da área. “O que se percebe é que você regularizando a fazenda como um todo você prepara de uma forma muito mais segura a regularização no segundo momento dos imóveis urbanos, principalmente porque você faz a mitigação de meio ambiente, que é o maior entrave para a regularização dos imóveis urbanos”, disse Guilherme Cunha Costa.
O ACT será assinado no fim da manhã desta quinta-feira (30/7), no restaurante Rubayat.

Fazenda Sálvia

Fazenda Sálvia está localizada entre Sobradinho e Planaltina. A área tem 10.800 hectares e abriga glebas rurais, condomínios e assentamentos. As milhares de famílias que vivem na área há décadas precisam da regularização fundiária para conseguir fazer investimentos e incrementar os negócios.
Em 2008, a Secretaria do Patrimônio da União fez a cessão de uma área de cerca 750 hectares na fazenda para construção de agrovilas e assentamento de 240 famílias que estavam acampadas na área há cinco anos.
Outras cessões foram feitas antes disso, mas apenas a regularização fundiária da área completa trará segurança jurídica para todas as famílias que ali vivem.
anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.