7 dicas para a pós black friday

Confira algumas dicas sobre o que fazer após o final da Black Friday, seja você empresário ou consumidor!


Alguns de nós esperamos o ano todo pela temporada de compras da Black Friday, com a cabeça cheia com a promessa de conseguir o melhor preço em uma nova TV, smart watches, celulares ou algum outro gadget de alta tecnologia.


Mas, como você pode imaginar, 2020 apresenta alguns desafios únicos, com escassez significativa em algumas categorias de produtos e orientações pouco claras sobre o momento certo, visto que muitos dos maiores varejistas planejam antecipar seus eventos de venda.


Graças à pandemia de Covid-19, muitos de nós reduzimos as visitas às lojas e daremos prioridade às compras online. E isso vai alterar a natureza das promoções também.

Para ajudá-lo depois que a “poeira baixar”, separamos dicas 7 sobre o que fazer no pós Black Friday. São recomendações para empresários e para consumidores. Confira!

Dicas para o empresário

1 – Analise os dados de vendas

Um dos recursos mais importantes que um empresário pode obter após os eventos de Black Fridayo os dados sobre seus consumidores. Esse tipo de informação tem o potencial de garantir o crescimento do seu negócio.


Grande parte do seu banco de dados poderá ser utilizado para arquitetar e otimizar as campanhas dos próximos eventos comerciais, como Natal e Ano Novo.


Além disso, você consegue analisar qual foi o desempenho das suas vendas e encontrar qual foi o seu produto best seller. Com essa resposta em mãos, você pode criar anúncios muito mais efetivos e aumentar ainda mais a sua receita.

2 – Analise os dados do time de marketing

O pós Black Friday é o momento perfeito para avaliar o desempenho do seu time de marketing. Quais campanhas deram melhores resultados? Quais dispositivos tiveram maior taxa de retorno?


Assim como no caso anterior, os dados obtidos vão dizer se você está no caminho certo ou não.


Um time de marketing eficaz pode gerar um bom retorno sem necessariamente ter custos muito elevados com anúncios e outras campanhas de publicidade.


Descubra quais canais e métodos funcionam com seus clientes-alvo para que você possa investir mais neles. Certos tipos de compradores frequentam determinados lugares, então o truque é descobrir onde estão seus clientes-alvo e investir seu dinheiro de marketing lá.

3 – Faça um follow-up com seus clientes

Uma das dicas mais importantes para depois da Black Friday é fazer o acompanhamento com seus clientes. Você precisa deixar claro que ainda se importa com eles, mesmo após o final das promoções.


O método mais óbvio é o e-mail de agradecimento. Por mais que pareça, este e-mail é apenas para agradecer ao cliente pelo negócio, mostrando que você se preocupa.


Eles podem não levar diretamente a uma nova venda, mas tendem a fazer o cliente pensar com carinho em sua marca – e isso geralmente leva a uma nova venda no futuro.

4 – Mantenha as ofertas até o Ano Novo

Embora a Black Friday seja geralmente um dos dias de maior venda do ano, outras grandes datas comerciais ainda estão à frente. Para o bem da sua loja, não pare agora – a temporada de compras natalinas está apenas começando.


Você pode pensar que a maioria das pessoas teria terminado suas compras em meados de dezembro, mas a realidade é que muitas pessoas deixam as compras para o último momento. Mesmo nos dias após o Natal assistimos a um aumento nas vendas, em particular no dia 26 de dezembro e no sábado após o Natal.


É por isso que uma das melhores coisas que você pode fazer depois da Black Friday é continuar.

Dicas para o consumidor

5 – Ignore as vendas na loja e compre online

Provavelmente haverá menos grandes promoções na loja este ano – não há motivo para atrair multidões – e mais ênfase nas compras online, com entrega gratuita ou programas de entrega na loja com retirada no local.


Como a mudança para as compras online foi tão bem-sucedida, é esperado que muitos varejistas dobrem essa estratégia e ofereçam promoções durante todo o mês.


Isso significa que os varejistas podem reagir aos preços oferecidos por seus concorrentes online, possibilitando que novos negócios surjam durante o período de compras de Natal.


Nos varejistas que ainda realizam eventos na loja, espere encontrar protocolos de segurança Covid-19 em vigor, como requisitos de máscara obrigatórios e limites para o número de pessoas permitidas dentro do prédio ao mesmo tempo.

6 – Siga varejistas nas redes sociais

Essa dica pode render bons resultados durante a Black Friday, principalmente após seu fim, quando os varejistas aumentam a atividade promocional e oferecem negócios de última hora em volumes maiores.


Se você tiver uma conta ativa no Facebook, também deve seguir as páginas de seus varejistas favoritos no Facebook.


Saiba que você provavelmente começará a receber anúncios direcionados após segui-los – o que, dependendo de seu apetite por anúncios e de sua estratégia de compras da Black Friday, pode não ser ruim. Dependendo de suas configurações de privacidade e hábitos de navegação, seus anúncios de varejo no Facebook podem ser bem direcionados ao seu gosto.

7 – Adicione itens ao seu carrinho de compras e não finalize a compra

Se você estiver em busca de condições melhores para fazer suas compras durante a Black Friday, existe uma tática que pode ser utilizada para atingir seus objetivos.


Se durante as promoções você adicionar os produtos em seu carrinho no site da empresa e não finalizar a compra, é muito provável que em algum momento durante opós Black Friday” você receberá alguma notificação em seu e-mail oferecendo algum cupom promocional ou outra condição diferenciada.


Essa pode ser a chance que você buscava para comprar aquele item que tanto queria.

O momento perfeito

Mesmo com a concorrência crescente e a natureza anual da Black Friday, as marcas podem conquistar a fidelidade do cliente e construir relacionamentos duradouros se tiverem um plano em vigor que considere as necessidades do cliente, recompensas adequadas e preferências de comunicação.


Por isso, seja você um empresário do varejo ou um consumidor em busca de boas ofertas, lembre-se de que a Black Friday é a oportunidade perfeita para satisfazer a todos.


E se por acaso você precisar de espaço para armazenar todas as suas novas aquisições, lembre-se de que contar com uma unidade de guarda móveis pode ser a solução perfeita para você.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.