Muito difundida no Brasil e pesca esportiva não é somente diversão e paz para os pescadores
É de conhecimento de todos que a pesca esportiva é uma atividade cheia de benefícios aos seres humanos, já que proporciona não somente momentos de diversão e satisfação ao pescador, mas também alimenta todo um mercado que a cerca, e o meio ambiente é também um beneficiário dessa atividade.
Isso ocorre porque muitas pessoas que trabalham atualmente na pesca esportiva, como guias de pesca, vendedores de equipamentos de pesca, trabalhadores envolvidos no turismo de pesca em agências, hotéis e pousadas, anteriormente atuavam na pesca da forma tradicional, vivendo da venda do seu pescado, o que não ocorre mais na nova modalidade.
Quando um peixe é pescado por um pescador esportivo, e devolvido a natureza, ele se re-estabelece e logo volta a ser pescado, tendo uma maior produtividade em sua vida. Em outros tempos, esse mesmo exemplar de peixe acabaria pescado, morto e serviria de alimento, tendo assim uma vida mais curta.
Não estou afirmando que a pesca comercial seja a principal responsável por danos ao meio ambiente, mas muitas vezes, alguns peixes ainda em fase de desenvolvimento, sem que tenham concluído sequer um ciclo de reprodução, acabam por ser pescados irregularmente, sem dar sua contribuição para a reposição da espécie. Com a pesca esportiva essa situação praticamente não existe.
Conheça agora, 5 benefícios da pesca esportiva para o meio ambiente brasileiro
1. Preservação de cardumes
É evidente que espécies de peixes nativas dos rios e mares brasileiros possam aumentar se suas populações não forem pescadas mais rápido do que se reproduzem, e a pesca esportiva pode ser uma das responsáveis desse fenômeno.
Em todos os estados brasileiros, há o período de defeso ou piracema, muito respeitado pelos pescadores esportivos, onde a pesca fica proibida por um determinado período de tempo para que as espécies que se reproduzem nessa época do ano possam se multiplicar sem cortar o ciclo natural de suas vidas.
Espécies importantes da fauna brasileira como o Dourado e o Pirarucu, que são muito cobiçadas pelos pescadores, podem se reproduzir normalmente com essa proteção.
2. Geração de empregos físicos
Quando falamos de empregos físicos gerados pela pesca esportiva, podemos citar os guias de pesca, os barqueiros, empresários envolvidos com fabricação ou comercialização de equipamentos de pesca, empresários de rede hoteleira, da gastronomia local, proprietários de pesqueiros particulares, agentes de viagens de pesca entre outros.
Esses empregos são gerados por causa do grande interesse de pescadores do Brasil e do mundo pela pesca esportiva, fazendo que esses pescadores gastem muitos milhões de reais todos os anos com esses tipos de produtos e serviços, gerando assim muitos empregos.
3. Geração de empregos digitais
Os empregos digitais são outra forma de trabalho que a pesca esportiva proporcionou a influenciadores digitais, profissionais de marketing, blogueiros e pescadores que fotografam, filmam e geram conteúdo de pesca que são consumidos por centenas de milhões de pescadores do Brasil e do mundo.
Esses profissionais criam seus conteúdos e atraem muitos seguidores engajados com a pesca, atraindo consequentemente patrocinadores que injetam mais dinheiro no mercado contratando essa influência para divulgar suas marcas.
4. Divulgação das causas ambientais
Outro benefício que a pesca esportiva traz para o meio ambiente é na divulgação massiva do tema “preservação” através de mídia especializada, como o caso da Fish TV, uma rede de televisão voltada para a pesca esportiva, com ênfase na preservação.
Além disso, os pescadores, influenciadores e empresários do setor, fazem questão de divulgar todas as ações governamentais ou da iniciativa privada, que contenham um apelo para a preservação da fauna e da flora brasileira.
5. Preservação do peixe – preservação do planeta
Com a manutenção das espécies de peixes, vem todo o resto das vantagens ao ecossistema que rodeia esses rios e represas preservados. Com os esforços dos empresários, governos e pescadores, todo o ambiente em que a pesca esportiva é praticada acaba sendo preservado, como florestas, biomas e mangues.
Além disso, as comunidades indígenas e ribeirinhas também obtém melhorias na qualidade de vida, pois o ambiente em que vivem e se sustentam fica preservado, sem falar que muitas dessas pessoas acabam também trabalhando ou prestando serviços à pesca esportiva, girando mais ainda essa economia sustentável. Com a preservação, todos saem ganhando.
Considerações finais
Por todos esses benefícios, a pesca esportiva possui não somente objetivos recreativos, mas também econômicos e sociais em todas as regiões do Brasil. É fundamental que as pessoas cada vez mais estejam engajadas com esse esporte, proporcionando uma maior adesão a esses benefícios tão importantes para o meio ambiente e para a economia do Brasil, mas principalmente para os brasileiros.
Esse artigo foi originalmente produzido pela equipe do Blog de Pesca Pescaria S/A para o Times Brasília.