4 bebidas que são sucessos na Itália e no mundo

Se tem um país que é conhecido pela gastronomia, é a Itália. Não por menos, a região atrai turistas interessados em degustar sabores típicos, como a pizza, a carbonara e o risotto. Porém, engana-se quem pensa que o país é destaque apenas quando o assunto é comida: os drinks italianos também fazem sucesso.

Que tal dar uma diversificada no que você consome experimentando um coquetel italiano com gin? O país europeu é lar de misturas variadas, apreciadas não apenas pelos seus habitantes, mas com fãs espalhados em todo o planeta. Abaixo, saiba como preparar quatro drinks bem populares por lá.

Spritz

Um dos coquetéis que são muito apreciados no Norte italiano é o spritz, presente nos bares e um dos queridinhos no happy hour. Tradicionalmente, ele é feito com aperol (uma bebida aperitiva tradicional da Itália), prosecco (um vinho efervescente feito na região italiana de Vêneto), água com gás e uma rodela de laranja para completar.

As medidas necessárias são 40 ml de aperol, 60 ml de prosecco e um pouco de água com gás. Misture-os em um copo longo, acrescentando o gelo e a rodela de laranja. Pronto, você já pode degustar essa mistura deliciosa.

Existem variações que também podem ser apreciadas. O aperol é indicado para quem prefere bebidas adocicadas. Para quem procura algo amargo, a dica é fazer o drink utilizando campari. Se você procura um meio-termo, opte por misturar select, enquanto o uso do cynar atende àqueles que procuram algo mais aromático.

Bellini

O bellini, que homenageia o pintor renascentista Giovanni Bellini, é uma opção para quem gosta de um bom espumante. Ele leva suco de pêssego na composição, que dá um gosto especial à bebida.

Ele pode ser encontrado em supermercados e adegas brasileiras, vendido em garrafas, mas se você quiser prepará-lo em casa, basta preparar uma mistura com uma parte de suco de pêssego e três de espumante.

Limoncello

Outra opção deliciosa do cardápio italiano é o limoncello, um licor de limão digestivo que é bem popular no país. Doce e forte, ele permite que você sinta toda a potência ao beber. Você pode prepará-lo em casa, mas atenção: será necessário ter tempo disponível, já que a receita leva dias para ficar pronta. Contudo, o resultado final compensa o esforço!

Para obter 800 ml da bebida, você precisará de 500 ml de vodka, 1 e ½ xícara (chá) de açúcar, 1 e ½ xícara (chá) de água e cinco limões-sicilianos. Comece lavando bem as cascas dos limões em água corrente, secando-as depois. Use uma faca ou um descascador para descascá-los, mas tenha cuidado para não tirar a parte branca, responsável pelo amargor da receita.

Ponha as cascas em um pote de fechamento hermético, cubra com a vodka e tampe, impedindo o álcool de evaporar. Deixe descansar por, ao menos, cinco dias até que o limão libere todo o aroma e sabor na vodka.

Depois, em uma panela pequena, misture a água e o açúcar. Coloque em fogo médio, deixando cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Deposite em uma jarra e deixe esfriar. Em seguida, junte a calda de açúcar ao pote de vodka com as cascas de limão, misture e tampe por mais cinco dias.

Transcorrido esse tempo, coe o limoncello, descartando as cascas e transferindo o licor para uma garrafa. Ponha-o no congelador ou na geladeira para servi-lo bem gelado e puro.

Negroni

Um clássico drink italiano fecha a lista. O negroni é uma excelente pedida para servir como aperitivo, sendo simples de fazer. O preparo exige uma dose de campari, gim, vermute tinto e uma rodela de laranja.

Coloque a rodela em um copo americano baixo e, caso queira, adicione bastante gelo. Depois, adicione o gim, o vermute tinto e o campari. Misture-os, agitando o líquido de cima para baixo, utilizando uma colher bailarina. Aí, basta servir e aproveitar.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.