Na noite da última terça-feira (3), o Colégio Católica Brasília foi palco da 1ª edição do Prêmio Gaspar Bertoni de Cinema, cerimônia que premiou os melhores curtas-metragens produzidos pelos alunos da eletiva de Cinema do Ensino Médio em 2024, destacando a criatividade e a dedicação dos estudantes à arte cinematográfica.
Celebração contou com apresentações culturais e premiou a produção cinematográfica dos estudantes da eletiva de Cinema do Colégio Católica Brasília. Foto: Divulgação
O curta-metragem Estrelar foi o grande vencedor da noite, levando o prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção. A obra emocionou a todos ao tratar de temas profundos como a amizade, a saudade e a fragilidade das conexões humanas. A história acompanha uma protagonista que reflete sobre sua amizade com Estrelar, sugerindo que sua amiga já não está mais presente, e revela, no desfecho, a dor da perda e o arrependimento por não ter dado o devido valor a essa amizade enquanto ainda era possível.
Equipe responsável pelo curta Estrelar, grande vencedor da noite nas categorias Melhor Filme e Melhor Direção. Foto: Divulgação.
O curta Solitude também recebeu duas premiações, de Melhor Roteiro e Melhor Ator para o estudante Davi Eduardo. A Melhor Edição ficou com o curta Solidão Fantasma; E o prêmio de Melhor Atriz foi para a estudante Ana Vitória, do curta Saudade de Você.
O evento contou com a presença de grandes nomes do cenário audiovisual, que formaram a banca avaliadora. Entre os jurados estavam Fred Fernandes e Renata Schelb, diretores e fundadores da produtora Amora Selvagem, a jornalista e crítica de cinema Isabella Faria, o redator Filipe Rodrigues, do site de crítica de cinema “Tenho Mais Discos que Amigos”, o historiador e roteirista Klauber Vieira, além de membros do corpo docente da escola.
A crítica de cinema Isabella Faria fez questão de destacar a importância do evento: “é muito grandioso ver adolescentes se dedicando e fazendo cinema. E fazendo cinema nacional, de qualidade, valorizando nossa cultura”, comentou.
Para a diretora do Colégio Católica Brasília, Denise Canal, “o Prêmio Gaspar Bertoni de Cinema é uma oportunidade única para que nossos alunos possam expressar sua criatividade e visão de mundo por meio do cinema. Queremos que essa iniciativa se torne um marco anual na escola, incentivando ainda mais a produção cultural e o interesse pelo audiovisual”, afirmou Denise.
Gaspar Bertoni
A premiação também homenageou a memória de Gaspar Bertoni, patrono da escola. Nascido em Verona, na Itália, em 1777, Gaspar Bertoni foi o fundador dos Estigmatinos, uma das congregações que fundou o Grupo UBEC, mantenedor do Colégio Católica Brasília. O prédio onde estudam os estudantes do Ensino Médio no colégio leva o nome do santo.