Padre Jonas, muito obrigado!

*Padre Wagner Ferreira da Silva

Ao completar um ano da páscoa de padre Jonas Abib para a eternidade em Deus, uma canção composta por ele me vem à memória. Nessa canção, gravada em 1977, do LP “O Amor vencerá”, padre Jonas canta um diálogo entre ele e Jesus. Eis uma parte da letra: “Deixa tuas redes, deixa teu lar, deixa teus campos, deixa por mim; meu operário eu te farei, irmão e amigo eu te serei. Eis-me, Senhor; tudo deixei, por ti, Senhor”.

Eu creio que no dia 12 de dezembro de 2022, essa canção se realizou de modo pleno, pois Jesus, Nosso Senhor e Salvador, chamou padre Jonas para deixar esse mundo passageiro e ingressar na alegria dos justos. Fico a imaginar que, no momento do encontro face a face com Deus, a plenos pulmões, padre Jonas canta finalmente a Canção Nova, o cântico dos remidos: “Eis-me, Senhor; tudo deixei, por ti, Senhor”.

Quanta coisa padre Jonas deixou: pessoas, que muito o amavam, seus objetos pessoais, livros, um enorme acervo de pregações da Palavra de Deus, canções que marcaram a história da música católica no Brasil. Porém, a maior riqueza deixada por ele se chama “Carisma Canção Nova”, acompanhado do testemunho de uma vida dedicada a Deus, à Igreja, à evangelização. Ele mesmo afirmou em uma de tantas entrevistas dadas ao Sistema Canção Nova de Comunicação que deixaria como legado o Carisma Canção Nova, um dom do Espírito Santo, cuja finalidade é ser uma forma renovada de levar a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, na eficácia do Espírito Santo.

Seu lema sacerdotal “Feito tudo para todos” expressa muito bem a pessoa de padre Jonas e a maneira como buscou viver a responsabilidade própria de um fundador de uma comunidade carismática. Determinado em salvar almas para Deus, foi capaz de fazer-se “tudo para todos”, principalmente quando partilhava abertamente em suas pregações e composições musicais as ricas experiências espirituais que ele tinha com Deus. Disso surgiram algumas célebres frases que continuam enriquecendo espiritualmente a vida de muitas pessoas: “Ou santos ou nada”, “Como é linda a nossa família”, “Preparai o caminho do Senhor”, “Aguenta firme, meu filho”, “Virgem silenciosa, tu me ensinas a silenciar também”.

Tendo presente o seu falecimento, e que seu corpo não foi simplesmente enterrado, mas semeado no complexo do Santuário do Pai das Misericórdias, devemos todos nos perguntar: o que Deus quer da Canção Nova? O que Deus quer de mim como membro da grande família Canção Nova? Ouso responder: fidelidade no sim a Deus, de modo a levar adiante e difundir ainda mais o legado carismático de padre Jonas Abib. O dom Canção Nova é para a Igreja, é dom para que muitos tenham a graça da vida nova no Espírito e assim estejam preparados para a vinda gloriosa de Jesus.

A fidelidade de cada um de nós ao legado espiritual de padre Jonas é a melhor forma de o homenagearmos. Ele, que por causa do amor do Senhor, tudo deixou. Obrigado, padre Jonas!

*Padre Wagner Ferreira da Silva é presidente da comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.