Vereadores em Goiás esquentam polêmica sobre possível caso de fura-fila

OAB-GO diz ser favorável a investigações do Ministério Público, que ainda não recebeu resposta a respeito de vacina em secretário de saúde

 

Goiânia – Vereadores de Nova Veneza, a 33 quilômetros de Goiânia, acirram debate em torno do episódio envolvendo o secretário municipal de Saúde, Deijar José do Carmo, investigado por possivelmente ter furado a fila de vacinação contra a Covid-19.

A reação dos parlamentares esquentou após entrevista do prefeito Valdemar Costa (DEM) nessa segunda-feira (8/2), dizendo que não autorizou o secretário a tomar a primeira dose da vacina, apesar de o gestor aparecer em vídeo aplaudindo o episódio.

Criticado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e pela Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), o episódio levantou discussão entre vereadores aliados ao prefeito e da oposição.

Presidente da Câmara, Fabrício Consolado Ribeiro (DEM) disse que “a situação é muito constrangedora para o município”. No entanto, segundo ele, a Casa ainda não se posicionou formalmente sobre o episódio porque aguarda a prefeitura tomar uma decisão.

“A Câmara ainda está esperando a decisão que vai ser tomada pelo Executivo”, disse. Segundo ele, “Deijar não agiu de má-fé”. “O secretário não trabalha só dentro do gabinete. Ele vai para a rua, visita as pessoas em tratamento em casa, acompanha a fiscalização [dos estabelecimentos]”, defendeu.

O vereador Jucelino Barros de Sousa (PSB), conhecido como Celino, que é da minoria de oposição, criticou o episódio e disse que a prefeitura deveria seguir critérios objetivos, já que há mais de mil idosos, a partir de 60 anos, na fila da vacina – 264 deles com mais de 80 anos. Casos de fura-filas se espalham por ao menos nove estados brasileiros.

Gravidade do caso

“Sou contra furar fila por mais que [o secretário] faça parte do pessoal que esteja visitando as casas. É grave porque tem muitos idosos esperando pela vacina”, afirmou Celino. “Fiz ofício hoje à Secretaria de Saúde pedindo esclarecimentos à população, o saldo de vacinas que chegaram, quantas pessoas foram vacinadas e quem são”, emendou.

Na segunda, o prefeito, que aparece em vídeo aplaudindo o momento da vacinação de seu secretário, também disse que, apesar de não ter sido responsável por autorizar a vacina em Deijar, este estaria cumprindo as funções que foram determinadas no início do ano.

“No dia em que assumi a prefeitura, chamei o secretário, falei que queria relatório todo dia das pessoas que estavam doentes. Quero que você vá a todas as residências e acompanhar a assistência do nosso pessoal com as pessoas com Covid”, contou Costa.

O prefeito, aliás, revelou essa semana que determinou a compra e distribuição de kit de medicamentos sem eficácia de combate à Covid-19: ivermectina e azitromicina. Ele também ressaltou que pretende adicionar cloroquina ao pacote que está sendo distribuído à população de Nova Veneza.

Investigação

O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, disse que lamenta as ocorrências de casos de fura-filas e é “favorável às investigações e eventual responsabilização dos gestores”.

De acordo com Paiva, a Ordem entende também que o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) tem feito uma “correta fiscalização para coibir e punir excessos”.

O MPGO informou que o procedimento administrativo já foi instaurado pela promotora de Justiça Elaini Cristina Alves Pires, e o município de Nova Veneza já foi oficiado a prestar os devidos esclarecimentos, para que possam ser tomadas as providências.

O Ministério Público também informou que até essa segunda a promotoria ainda não havia obtido resposta sobre irregularidade na aplicação da vacina no secretário municipal de Saúde. A Defensoria Pública da União já recomendou ao Ministério da Saúde implantar sistema contra fura-filas da vacinação.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.