Startup francesa testa vacina com dose única em toda a vida

Ideia é que a fórmula tenha ação mais profunda do que os imunizantes atuais. Estudo clínico em fase I está testando vacina em animais

 

Apesar de as vacinas contra a Covid-19 estarem sendo aplicadas em escala global, ainda se sabe pouco sobre por quanto tempo serão eficazes, e se funcionarão contra as variantes. Para ter certeza que o coronavírus não será capaz de contaminar a população no futuro, pesquisadores de uma startup francesa chamada Osivax estão criando um imunizante de dose única, que traria proteção até o final da vida.

A ideia é usar a parte interna do vírus, que não sofre tantas mutações, para ativar os linfócitos T. As células de defesa atuam na resposta ao vírus produzindo citocinas ou agindo diretamente na destruição de células contaminadas pelo coronavírus. Por ser mais estável, a vacina só precisaria ser aplicada uma vez.

As fórmulas dos imunizantes atuais trabalham com a formação de anticorpos a partir de partes da proteína spike, usada pelo vírus para invadir as células. Porém, a maior parte das mutações importantes detectadas até o momento acontecem exatamente nesta proteína: por isso, há dúvidas se as vacinas funcionam contra as variantes.

A Osivax estudava um imunizante semelhante para o vírus influenza, que exige vacinação anual pelo alto número de mutações. Com o início da pandemia, a fórmula foi adaptada para o coronavírus.

“Quando a pandemia de Covid-19 começou, em 2020, imaginamos que os estudos usados na vacina contra a gripe poderiam ser potencialmente aplicados na Covid-19, já que os dois vírus são relativamente próximos”, explica Alexandre Le Vert, diretor da startup, em entrevista à RFI.

O imunizante está em estudo pré-clínico, quando é aplicado em animais. A expectativa dos pesquisadores é começar os testes em humanos no final de 2022. A vacina da gripe desenvolvida pela Osivax já está na fase 2 da pesquisa, e foi administrada em 400 pessoas.

“Nossa ideia é trazer uma solução, que talvez não seja imediata, mas nos próximos anos, de uma vacina contra a gripe e a Covid-19 que previna contra todas as cepas. E que não tenhamos mais que nos preocupar com isso, que não tenhamos mais que nos vacinar todos os anos”, diz Vert.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.