SP começa vacinar idosos com a 3ª dose partir de 6 de setembro

Governador João Doria antecipou data após Ministério da Saúde anunciar vacinação da terceira dose a idosos a partir do dia 15

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (25) que o estado vai começar a imunizar pessoas com mais de 60 anos com uma 3ª dose de vacina contra a covid-19 a partir de 6 de setembro. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa sobre as medidas contra a covid-19 no Palácio dos Bandeirantes, na capital de São Paulo.

O anúncio vem logo após ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelar que a aplicação da da terceira dose da vacina contra a covid-19 no país começará em pessoas imunossuprimidas e maiores de 80 anos a partir de 15 de setembro. O imunizante aplicado será o da Pfizer.

O coordenador do Comitê Científico do Coronavírus, Paulo Menezes, afirmou que embora os números de novos casos, internações e óbitos apresentem melhoras, há uma preocupação com os riscos relacionados à variante delta. “Nós temos no estado de São Paulo uma melhora progressiva, mas também uma preocupação importante que é a presença crescente da variante delta na nossa população”, disse.

“O que observamos em outros países é que, mesmo com boa cobertura vacinal, ela se espalhou e se tornou dominante. Portanto, neste momento, entendemos que esse é um passo a mais de proteção”, afirmou Menezes. O público-alvo no estado é estimado em 900 mil pessoas que receberam a segunda dose de qualquer vacina há seis meses ou mais.

O coordenador executivo do Comitê Científico do Coronavírus, João Gabbardo, afirmou que a medida vem sendo adotada no mundo inteiro com todas as vacinas. “Está sendo adotada uma terceira dose para as populações com maior risco. A recomendação é que façamos uma terceira dose com as vacinas disponíveis. Lógico que a vacina que foi primeiro disponibilizada foi a CoronaVac, mas nos outros países isso tem sido feito com outras vacinas.”

Gabbardo explicou ainda que o escalonamento da 3ª dose seguirá o mesmo estabelecido no início da campanha vacinal contra a covid-19. Ele ressaltou também que a dose adicional só será aplicada em pessoas com mais de 60 anos com, pelo menos, seis meses de intervalo da segunda dose.

O secretário estadual de saúde Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado de São Paulo começará a proteger de forma ainda mais incisiva a população de idosos, sobretudo, diante da disseminação à variante delta.

Mais cedo, na sede do Instituto Butantan, o governador João Doria afirmou que autoridades sanitárias se reuniriam nesta quinta-feira (26) para decidir sobre a então possibilidade da 3ª dose. “Amanhã temos a reunião do PEI, do qual fazem parte Dimas Covas, Regiane de Paula e Jean Gorinchteyn, além dos coordenadores do Comitê Científico do Coronavírus, Paulo Menezes e João Gabbardo. Essa decisão será tomada amanhã, é a pauta principal do PEI. Tendo essa decisão amanhã anunciaremos na sexta-feira”, disse o governador.

“Não teria sentido aguardar mais tempo sem dar essa informação à população”, disse João Gabbardo. “Essa é uma ansiedade de todos os idosos. A questão dos imunosuprimidos é que, entre eles, a área que tem tido o pior resultado são os transplantados. Eles precisam ter uma prioridade maior porque tomam um medicamento para diminuir a rejeição a um orgão, essas pessoas terão uma priorização especial. Os demais vão ser analisados com calma dentro do PEI.”

A secretaria de saúde de São Paulo apresentou a cartela da nova etapa do esquema vacinal. Ela será azul e com a inscrição “dose adicional” no topo do cartão. Gorinchteyn afirmou que o estado tem uma taxa de internação de leitos em UTI de 37,87% e na Grande São Paulo, 36,70%.

De acordo com os dados do Vacinômetro, o estado tem 97,53% das pessoas com mais de 18 anos vacinadas com ao menos uma dose. São 74,49% da população com uma dose e 34,08% da população com o esquema vacinal completo. Ao todo foram aplicadas 49.117.678 doses, sendo 33.342.993 primeira dose, 14.635.415 segunda dose e 1.139.270 com dose única.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.