RGB premiará órgãos públicos e estatais no dia 16 de dezembro

 

Criado em 2020, o Prêmio da Rede de Governança Brasil (RGB) busca incentivar e reconhecer as organizações públicas federais, que possuam uma “boa” governança para o desenvolvimento sustentado, que incorpora ao crescimento econômico equidade social e direitos humanos.  A segunda edição do evento será realizada no dia 16 de dezembro, às 9h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (SINDILEGIS), em Brasília.

Este ano a premiação da RGB, conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e SINDILEGIS, contará com uma categoria especial das estatais, além da administração pública. De acordo com vice-presidente da Diretoria Executiva e coordenador do Prêmio RGB, Flávio Feitosa, o regulamento, que tem como base o Decreto 9.203/2017 de Governança Pública, e está disponível no site da RGB.

Ele falou sobre a importância do evento para administração pública do país. “Sem dúvida nenhuma a grande importância do prêmio é estimular cada vez mais aquelas organizações públicas e empresas estatais que se destacaram em implantar e disseminar boas práticas de governança”, disse.

O embaixador da RGB e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apontou que é importante incentivar as instituições federais no uso de mecanismos de governança com intuito de entregar bons resultados para a sociedade. “Precisamos trabalhar de forma integrada com estados, municípios, onde deve acontecer uma capacidade de diálogo e integração entre governo federal, estadual e municipal”, afirmou.  Para o ano que vem o prêmio irá contar com a premiação para os municípios através do Índice de Governança Municipal que a RGB está desenvolvendo.

Vencedores da primeira edição

Ano passado,  254 instituições públicas apresentaram  bons resultados de governança, e três tiveram desempenho considerado excelente na prática de Governança. O destaque foi para a Controladoria Geral da União (CGU), seguida pela Agência Nacional de Aviação Civil  (ANAC) e pelo Banco Central do Brasil.

Para saber mais sobre os ganhadores, clique aqui:

https://www.rgb.org.br/post/a%C3%A7%C3%B5es-estrat%C3%A9gicas-e-mudan%C3%A7a-de-cultura-fortalecem-governan%C3%A7a-da-cgu

https://www.rgb.org.br/post/anac-institui-governan%C3%A7a-com-forte-engajamento-das-lideran%C3%A7as-e-comunica%C3%A7%C3%A3o-estrat%C3%A9gica

https://www.rgb.org.br/post/compartilhamento-de-melhores-pr%C3%A1ticas-e-moderniza%C3%A7%C3%A3o-de-estrutura-elevam-padr%C3%A3o-de-governan%C3%A7a-do-ba

 

Na ocasião, haverá a cerimônia de encerramento das atividades deste ano da RGB com quatro  importantes eventos:

1- Prêmio Governança e Menção Honrosa

2 – Entrega dos Certificados de Mentoria em Governança para os Prefeitos que concluíram

3 – Lançamento do IGOVM – Índice de Governança Municipal

4 – Lançamento do Código de Boas Práticas em Governança

RGB

A Rede Governança Brasil foi criada por iniciativa de João Augusto Ribeiro Nardes e Cristiane Nardes Farinon, em 07 de julho de 2019. A RGB surgiu de um propósito maior e senso de urgência sobre a necessidade de uma implementação efetiva da boa governança no âmbito da administração pública.

Para disseminar as boas práticas de governança pelo Brasil, batendo a porta dos órgãos públicos, governos e prefeituras e fazendo palestras para sensibilizar as autoridades, além de publicar livros sobre o tema com o objetivo de ganhar mais capilaridade sobre os temas abordados. Atualmente, a RGB está presente em 22 estados e no Distrito Federal/DF. E em quatro países, Brasil, Argentina, Portugal e Itália, tendo  aproximadamente  400 voluntários trabalhando de forma colaborativa.

A rede colaborativa tem intensificado ações de disseminação das boas práticas de governança no Brasil e na América Latina, como o desenvolvimento de cartilhae-bookdezenas de eventosmentoria de prefeitos, apoio na criação da Rede Governança Argentina, entre outras atividades.

Saiba mais sobre a RGB no site www.rgb.org.br

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.