Reabertura do comércio será gradativa

Governo recebe proposta do segmento para retomar as atividades e avalia que cerca de 80% dos estabelecimentos poderão reabrir se adotarem todas as medidas de segurança

 

 

Diversos setores econômicos do Distrito Federal entregaram ontem ao governador do DF, Ibaneis Rocha, um documento de 51 páginas com um plano de reabertura dos diversos segmentos que compõem a economia local. Segundo o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, que participou da reunião, o governador prometeu que o documento será analisado pela equipe técnica da secretaria de Saúde.

Segundo a assessoria de Ibaneis, a abertura está prevista para o dia 04 de maio. Até lá a equipe segue analisando as propostas feitas e acompanhando a evolução da pandemia no DF. O professor da Saúde Pública da Universidade de Brasília, Jonas Brantes, disse que embora a situação em Brasília esteja melhor que em outros estados, é preciso que o setor de vigilância esteja muito bem estruturada no momento em que se retomar as atividades.

Participaram do encontro com o governador, o Clube de Diretores Lojistas (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação das Indústrias (Fibra), Federação da Agricultura e Pecuária (Fape-DF), Federação Interestadual das Empresas de Transportes de Cargas (Fenatec) e o Sebrae.

O documento entregue ao governador Ibaneis foi elaborado, segundo Maia, com base nas diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na prevenção ao coronavírus. Entre as principais diretrizes apresentadas, válidas para todos os segmentos, estão o uso obrigatório de máscaras por toda a população, a limpeza e desinfecção dos estabelecimentos comerciais de duas em duas horas, testagem periódica dos empregados e afastamento do trabalho, sem prejuízo do salário, dos empregados que façam parte do grupo de risco, como por exemplo, pessoas com mais de 60 anos.

Salões de beleza

Entre os vários segmentos com propostas para a retomada das atividades estão os salões de beleza. Maia disse que este é um setor que poderá não ser aberto de imediato, devido necessidade do contato entre os profissionais e os clientes na prestação de serviços. Mas de acordo com aas medidas para a reabertura dos salões, o documento entregue ao governador propõe que seja feito o controle rigoroso da saúde dos colaboradores, com a aferição da temperatura e uso permanente de máscaras, uso obrigatório de tapete ou toalha umidificada de hipoclorito de sódio a 2% para higienização de sapatos e a redução da capacidade operacional, ou seja, atender um número menor de clientes que o estabelecimento permite.

Shoppings

O projeto para a reabertura dos shoppings é uma das mais complexas. Confirmando o que já havia sido dito pelo governador Ibaneis Rocha, os shoppings retomarão as atividades com algumas restrições, como por exemplo, as praças de alimentação, cinemas e brinquedotecas permanecerão fechados. O documento entregue ao governado Ibaneis propõe que haja controle de acesso em horários e dias de grande fluxo, como horário de almoço e finais de semana; capacitação dos colaboradores em como orientar os clientes sobre as medidas de proteção; funcionamento com capacidade operacional reduzida e o estabelecimentos de portas apenas para entrada e outras para a saída. Isso reduzirá o contato entre as pessoas.

Academias

Assim como o setor de bares e restaurantes, as academias não deverão ser reabertas já no dia 04 de maio. “O pessoal que representa as academias entende que não é possível para eles reabrir agora”, avaliou Maia.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.