Produção Nacional de cerveja retoma ao patamar de quando a bebida  atingiu seu auge no país

0

De acordo com a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria de  Cerveja), a produção nacional de cerveja subiu 2,9 pontos percentuais  no ano passado, chegando a 14,1 bilhões de litros

A pandemia do novo coronavírus fez com que, em 2020, o mercado  cervejeiro entrasse em alerta com receio de registrar queda no  faturamento, assim como outros setores. Surpreendentemente, o setor  registrou crescimento. De acordo com a CervBrasil (Associação  Brasileira da Indústria de Cerveja), a produção nacional de cerveja  subiu 2,9 pontos percentuais no ano passado, chegando a 14,1 bilhões  de litros. Sendo assim, retomou ao patamar de 2014, quando a bebida  atingiu seu auge no país.

E como foi necessário o consumidor migrar da mesa do bar para o sofá  da sala, o número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa  saltou para 68,6% em 2020, ante os  64,6% de 2019, de acordo com a  Kantar.

“Antes os brasileiros tinham o hábito de consumirem cervejas mais  populares nos bares e restaurantes, e, com o isolamento, as pessoas  descobriram que o universo das cervejas especiais é muito vasto, com  isso decidiram experimentar cervejas com rótulos diferenciados,  expostas na gôndola do mercado ou nos aplicativos de delivery”,  explica Scott Ashby, fundador da cervejaria Ashby. A marca surgiu em  1993, na cidade de Amparo (SP) e é conhecida como a primeiro micro  cervejaria do país.

Nesse período, a cultura cervejeira ainda não era tão avançada como é  hoje, então os brasileiros só conheciam dois estilos: Pilsen e  Malzebier. Foi então que Scott decidiu lançar no mercado brasileiro a  primeira cerveja Pale Ale. De coloração clara e alta fermentação, o  estilo surgiu na Inglaterra, em meados de 1640. “Hoje temos diversas  opções de cervejas disponíveis no mercado, e nosso objetivo é  justamente ser a porta de entrada para os consumidores que querem  conhecer o vasto universo cervejeiro e descobrir qual é o estilo que  mais lhe agrada”, diz o empresário.

Por conta da pandemia, a Ashby teve de se adaptar, e, após mais de 20  anos, lançou no ano passado sua loja virtual, onde comercializa, além  de suas cervejas, kits e itens do universo cervejeiro. A ideia de  criar a loja surgiu após as medidas restritivas, com o objetivo de  atender as regiões que não possuem distribuidores da Ashby ou  supermercados que as comercializam. Outra alternativa foi vender  growler com chopp direto da fábrica.

“Queremos garantir que o nosso consumidor consiga adquirir nossas  cervejas com segurança através de diferentes meios, e, ao mesmo tempo,  manter a renda dos nossos distribuidores e funcionários.”, ressalta  Ashby. Com 28 anos de história, a marca já conquistou 12 prêmios  internacionais e nacionais, e, nos últimos anos, tem apostado em  cervejas produzidas com framboesa, cacau e pêssego – uma estratégia  para atrair novos consumidores interessados em rótulos diferenciados.

Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em  1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro  Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas  especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas,  ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia  no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria  americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott  já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que  rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma  fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como  essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na  fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu  estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de  Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um  equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a  fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a  experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes  era privilégio para poucos.

anuncio patrocinado
Anunciando...