Presidente Jair Bolsonaro confirma repasse de R$ 450 mi a regiões afetadas por chuvas

O Presidente editou uma medida provisória. Estado do Acre, que vive uma crise sem precedentes, deve ser beneficiado pelos recursos federais

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta segunda-feira (22/2) uma medida provisória que prevê o repasse de R$ 450 milhões, em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional, a fim de auxiliar estados e municípios que sofrem com as fortes chuvas durante a pandemia do coronavírus. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Apesar do texto não apresentar detalhes de como o montante será distribuído, o Acre será beneficiado. O estado vive uma crise sem precedentes em razão das fortes chuvas que atingem a região. Cerca de 130 mil pessoas sofrem pelas cheias dos rios na capital e no interior do estado. Ao todo, 10 cidades foram afetadas pelas enchentes.

Além disso, o Acre sofre com um surto de dengue, um conflito migratório na fronteira com o Peru e a falta de leitos para pacientes com Covid-19.

Parte do valor que será enviado ao estado só deve ser anunciado na próxima quarta (24/2), data prevista para viagem de Bolsonaro ao estado para acompanhar a situação da região.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais pelo ministro da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos, Bolsonaro diz que “gostaria que não fosse necessário” assinar a medida, mas que o Acre, por exemplo, será beneficiado por ter decretado situação de emergência (leia mais abaixo).

“Como ainda não tínhamos aprovado ainda o Orçamento, estávamos carentes de recursos pra atender o estado nessa questão de calamidade pública. Então conversamos com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, com a Receita, e com a própria Economia e o senador [Márcio Bittar, do Acre]. […] Para nós é motivo de satisfação poder atender o Acre mesmo estando numa situação de calamidade. Gostaria que não fosse necessário fazer isso aqui, mas já que o estado se encontra nessa situação, vai ser atendido a partir da assinação dessa medida provisória”, afirmou o presidente.

Estado de emergência

Na semana passada, o governador do estado, Gladson Cameli (PP), já havia confirmado que o governo federal enviaria os recursos e que o Acre seria beneficiado.

“Eu preciso do apoio do governo federal, que tem sido atencioso, mas a história é que não tenho mais condições financeiras de manter uma estrutura que foi feita e que precisa ser ampliada com a situação que estamos vivendo”, afirmou o governador após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Também na última semana, o governo estadual decretou situação de emergência diante da situação. Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, disse que está apoiando o estado do Acre com a coordenação do monitoramento realizado pelas agências federais responsáveis.

“Desde quinta-feira, o secretário Alexandre Lucas está no estado para apoiar os municípios nas ações de resposta e atendimento à população afetada, que já chega a cerca de 130 mil pessoas. O secretário tem percorrido as localidades juntamente com o governador e a defesa civil estadual”, disse a pasta no comunicado.

Ainda de acordo com o MDR, o mês de janeiro de 2021 registrou alto índice desastres, sobretudo aqueles provocados pelas chuvas intensas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.