Praça Kasato Marú é revitalizada em homenagem aos 65 anos da Novacap

Localizada na QN 7 do Riacho Fundo, a Praça Japonesa recebeu sua primeira reforma desde a inauguração há 13 anos.

Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Ibaneis Rocha participou da cerimônia de entrega do local ao lado do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. As obras foram realizadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com um investimento de cerca de R$ 100 mil.

“Quero saudar a Novacap pelo belíssimo trabalho que desenvolvem. Nossa cidade está bela. O meu carinho também à toda comunidade japonesa que reside no DF, principalmente pelo recado que passam de trabalho, honestidade e dignidade”, disse o governador. “Essa é a nossa missão. São as pequenas obras que têm efeito na vida dos moradores, e o nosso governo é feito de forma linear, com ideias e união para fazer entregas à população”.

A Novacap realizou serviços de capina, roçagem, recuperação de calçadas e meios-fios, revitalização e remodelação da fonte (que agora é uma fonte seca), paisagismo completo, pintura, recuperação da cobertura, e a instalação de um novo portal, de uma ponte meia-lua e de jarros japoneses| Foto: Paulo H Carvalho/ Agência Brasília

O sentimento de agradecimento foi recíproco por parte da comunidade japonesa, que na cidade somam mais de oito mil pessoas. O presidente da Associação Nikkei-DF, Waldemar Umeda, mora no Riacho Fundo desde 1993 e agradeceu ao GDF pela reforma na praça.

“Admiro muito essa sensibilidade do governador Ibaneis que deu permissão à Novacap para fazer o trabalho. A comunidade japonesa e a cidade de Brasília agradecem pelo resultado, é uma obra de arte”, declarou.

O embaixador do Japão, Akira Yamada, relembrou a ligação entre as comunidades nipônica e brasiliense e torce para que a praça se mantenha preservada.

“Os nikkeis (descendentes de japoneses) também contribuíram para a construção de Brasília, atendendo a pedido do então presidente Kubitschek. Contribuíram com a produção de alimentos como hortaliças e frutas. Espero que por muitos anos esse jardim japonês seja amado por toda a comunidade, e continue a ser um lugar de descanso e relaxamento”, afirmou.

A administradora regional do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo, destacou a representatividade que a Praça Japonesa. “A revitalização dessa praça é muito mais do que a reforma de um espaço público. É o resgate de parte da cultura nipo-brasileira no DF. Representa a valorização do povo japonês, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Brasil”, reiterou.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, ressaltou os esforços da companhia no trabalho de recuperação da Praça Japonesa: “Essa obra foi feita diretamente pela Novacap, com um batalhão de pessoas que trabalhou muito para tornar realidade a determinação do governador, de fazer a zeladoria do DF”. A cerimônia fez parte da semana de comemoração dos 65 anos de fundação da Novacap.

A obra

A Praça Japonesa foi inaugurada em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no país. Um dos componentes do local, o Jardim Japonês Kasato Maru, recebeu esse nome em homenagem ao navio que transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses até o Brasil | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

No local, a Novacap realizou serviços de capina, roçagem, recuperação de calçadas e meios-fios, revitalização e remodelação da fonte (que agora é uma fonte seca), paisagismo completo, pintura, recuperação da cobertura, e a instalação de um novo portal, de uma ponte meia-lua e de jarros japoneses.

Praça América Central celebra independência de 5 países

A Praça do Japonês foi inaugurada em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no país. Um dos componentes do local, o Jardim Japonês Kasato Maru, recebeu esse nome em homenagem ao navio que transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses até o Brasil.

O Riacho Fundo conta com forte presença dos descendentes de japoneses, comunidade muito valorizada e reconhecida pelo desenvolvimento da agricultura local.

* Com informações da Novacap

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.