Plano de metas prevê internet por fibra óptica em 99% dos municípios

Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU V) vai priorizar localidades que não têm, ainda, acesso à tecnologia por cabeamento e à banda larga móvel

 

Nesta quinta-feira (28/1), será publicado no Diário Oficial da União, o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU V), com validade de 2021 a 2025. De acordo com o decreto com definição de metas e prazos, assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (27/1), as concessionárias de telefonia fixa (STFC) serão obrigadas a implementar backhaul — redes de fibra óptica — em todos os municípios que não têm redes modernas de telecomunicação até o fim do quinquênio.

Com a medida, a estimativa é de que a cobertura de internet por fibra óptica alcance 5.5 mil localidades, o equivalente a 99% dos municípios brasileiros.

O plano prevê que a fibra a ser implantada deve ter capacidade mínima de 10 gigabits por segundo e atender a municípios, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais que não dispõem da infraestrutura, indicados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até três meses.

Além disso, há a determinação de que 1.105 locais ainda sem acesso à banda larga móvel 4G sejam priorizados para receber esse sinal nos compromissos do edital do 5G.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.