PCDF deflagra operação contra blog que faz ataques a políticos

O endereço na web está em nome de um preso do sistema penitenciário. Mandados são cumpridos na capital federal

 

 

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Abscôndito nas primeiras horas desta sexta-feira (11/9). Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a um blog de notícias chamado “De Olho no Poder”. A página faz diversas publicações com ataques pessoais e políticos. Os investigadores descobriram que o endereço na web está em nome de um preso do sistema penitenciário.

A investigação é conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). Segundo os investigadores, a partir de junho deste ano, a delegacia passou a receber diversas ocorrências relacionadas a crimes contra honra cometidos por meio do site.

Quatro pessoas diretamente ligadas à atividade política no Distrito Federal e duas com atuação em escalão superior na administração direta e indireta formalizaram a denúncia. Um dos alvos de busca é o jornalista Darione de Melo Silva, mais conhecido como Donny Silva.

Durante pesquisa realizada junto às matérias publicadas no site, os policiais verificaram que a grande maioria dos artigos não indica o responsável pelo respectivo texto, sendo que somente em três publicações a matéria foi creditada a um suposto jornalista investigativo de nome Rafael Guimarães.

A ocultação da pessoa responsável pela elaboração dos artigos impediu as vítimas de promoverem ações cíveis e penais em relação aos respectivos crimes contra honra.

Com o avanço da investigação, constatou-se que o site está registrado em nome de um homem que atualmente cumpre pena, em regime fechado, em um dos estados da Federação pelos crimes de receptação, furto de veículo, roubo a transeunte, tentativa de homicídio, falsa identidade, porte de arma branca, porte de drogas e uso de documento falso.

A investigação, entretanto, demonstrou que o site, apesar de estar em nome de um interno do sistema prisional, seria administrado por pessoas que moram no DF.

Equipes da DRCC cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços de pessoas físicas e em empresa relacionadas à administração do blog. O nome da operação significa escondido, coberto ou clandestino.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.