Jornal Times Brasília

ParlaMundi da LBV promove evento em apoio à Campanha UNiTE

 

O Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (ParlaMundi) da LBV sedia neste sábado, 25 de maio, a partir das 8:30, um evento em apoio à Campanha UNiTE (UNiTE by 2030 to End Violence Against Women Campaign), iniciativa da Secretaria Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.

O encontro vai reunir no auditório Tom Jobim do ParlaMundi da LBV autoridades públicas da área e ativistas da causa, como: Dr. Marcelo Zago: Coordenador da Câmara de Homicídios e Feminicídios da Secretaria de Segurança Pública do DF; a Dra. Karen Langramer: Diretora da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (DIAM) e do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM), da Policia Civil do DF – PCDF; o Dr. Ricardo Viana: Delegado Chefe da 35ª Delegacia de Polícia do Civil do DF; a Professora Etiene Barbosa Ramos: Representante da Secretaria de Educação do DF; o sr. Thiago Martins: Subsecretário de Saúde do DF e a Equipe da PROVID – Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar da Polícia Militar do DF – PMDF.

O debate no ParlaMundi da LBV, sobre o “Dia Laranja”, é uma iniciativa da Campanha Homens de Honra – Diga Não à Violência Contra Mulheres e Meninas, coordenada pela Dra. Patricia Zapponi, advogada especialista em violência doméstica e intrafamiliar, ex-Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do DF e Presidente da Rede Laço Branco no Brasil.

Sobre a Campanha UNiTE da ONU:

Lançada em 2008, com o objetivo de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. Proclama o dia 25 de cada mês como “Dia Laranja” para conscientizar e tomar medidas contra a violência. A cor laranja brilhante e otimista, representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas.

O Dia Laranja convoca ativistas, governos e parceiros da ONU a mobilizar as pessoas e destacar questões relevantes para prevenir e acabar com a violência contra mulheres e meninas, não apenas uma vez por ano, em 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, mas todos os meses.

O Laço Branco:

O Laço Branco é uma organização internacional com raízes canadenses que, após quase duas décadas e meia de sua criação, se expandiu para mais de 50 países, incluindo o Brasil. Sua história é marcada por um evento trágico que serviu como catalisador para uma luta incansável pela paz e pela proteção das mulheres e meninas contra a violência.

O Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, inaugurado por Paiva Netto em 25 de dezembro de 1994, em Brasília/DF, tem por avançadíssima missão, no dizer de seu fundador: “promover a conciliação universal de todo o conhecimento espiritual e humano, numa poderosa força a serviço dos povos. Cizânia, radicalismos, hostilidades de todos os matizes devem permanecer afastados dos debates e das proposições religiosas, filosóficas, políticas, científicas, econômicas, artísticas, esportivas, o que mais o seja, pois, o ser humano nasce na Terra para viver em sociedade, Sociedade Solidária Altruística Ecumênica”.

Sair da versão mobile