Paciente celebra casamento no Hospital de Base

Em tratamento de um câncer, José Carlos oficializou a união de três décadas com Sueli, sob testemunho de profissionais de saúde

A notícia repentina de um tumor no pulmão de José Carlos Cortes, 66 anos, o motivou a pedir em casamento a companheira Sueli Mozer, 58. Juntos há 30 anos, eles decidiram realizar esse desejo na Ala de Oncologia do Hospital de Base (HB) nesta quinta-feira (4), que também marca o Dia Mundial do Câncer. O que o casal não esperava é que mais de 20 profissionais de saúde se mobilizariam para oferecer uma pequena cerimônia, com direito a decoração, bolo e salgadinhos, seguindo os protocolos de segurança exigidos pela pandemia.

Morador do Paranoá, o administrador de empresas José Carlos conta que, em dezembro de 2020, fez exames de rotina e foi surpreendido com a possibilidade do diagnóstico de câncer. “Eu não estava com sintoma algum, até que fui submetido a um exame para verificar o pulmão e foi detectada uma alteração”, conta. “Foi quando começamos a investigar.”

Ao ser internado no Hospital de Base, unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), José pensou em oficializar a união com sua amada e queria que a cerimônia ocorresse dentro da unidade de saúde mesmo. Com lágrimas nos olhos, ele declarou: “São 30 anos de muita parceria entre nós. Já passamos por muita coisa e agora vamos enfrentar mais essa batalha juntos”.

Para a noiva Sueli, o pedido de casamento foi uma demonstração de altruísmo. “Receber esse pedido foi emocionante, porque eu vi o quanto ele se preocupa com o meu futuro, caso alguma coisa aconteça”, afirmou. “Mas, se Deus quiser, eu ainda estarei com o meu marido por muitos e muitos anos.”

Mobilização

Ao ter conhecimento da vontade do casal, a assistente social do Hospital de Base Júlia Souza imediatamente entrou em contato com um cartório para que tudo fosse providenciado. “Ao contar a história deles, consegui que uma tabeliã se dispusesse a vir até o hospital para oficializar a união”, comentou.

Rapidamente a notícia de que a mini cerimônia ocorreria no 10º andar do HB se espalhou, e muitos profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, se uniram para ajudar. “Todos nós contribuímos para que esse momento se tornasse ainda mais especial”, disse Júlia.

Minutos antes da celebração, Sueli, com um vestido longo azul, não escondia o sorriso enquanto era maquiada pelas enfermeiras do hospital. No hall da Ala Oncológica do HB, todos aguardavam pela aparição da noiva. O local foi ornamentado com os nomes do casal, flores, salgados e bolo.

Ao som da marcha nupcial, tocada em um dos telefones da plateia, a noiva chegou. Quebrando a ordem dos casamentos, o noivo beijou a companheira assim que a viu chegar.

A celebração foi feita pela escrevente Poliana Oliveira, do Cartório do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante. “Não é a primeira vez que eu venho até o Hospital de Base para celebrar uma união estável. Eu não ganho para me deslocar até aqui, mas venho por livre vontade, já que, para mim, este não é apenas um trabalho técnico, mas é uma missão de cunho social também.”

Oficialmente unidos, o casal emanava gratidão. “Eu jamais imaginei que seríamos alvo de tanto carinho. Quero parabenizar a todos do Hospital de Base e ao Iges-DF por ter uma equipe de excelência. Certamente este momento já se tornou inesquecível”, agradeceu José Carlos.

Texto: Thays Rosário
Fotos e vídeo: Ederson Marques/Ascom Iges-DF

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.