O presidente Maduro promulgou uma lei que estabelece a província da Venezuela na Guiana

A lei cria a Guiana Essequiba que fica em território atualmente comandada pela Guiana, mas que, segundo a legislação, é da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, promulgou, na quarta-feira (3/4), uma lei que cria o estado da Guiana Essequiba, território que hoje pertence à Guiana.

No discurso durante a cerimônia de promulgação, Maduro disse que a lei atende ao desejo da maioria dos venezuelanos em referendo consultivo de 3 de dezembro de 2023. Na ocasião, mais de 90% que foram às urnas disseram apoiar a anexação de Essequibo, da Guiana, ao território da Venezuela.

Maduro destacou que “em 75 anos de história da Venezuela, os diferentes governos mantiveram a posição sólida e justa de não reconhecer a Corte Internacional de Justiça (CIJ) como órgão para resolver a controvérsia sobre a Guiana Esequiba”.

Em um artigo da lei, é proibido a criação e veiculação de mapas políticos da Venezuela que não mostrem o estado da Guiana Essequiba.

“A ExxonMobil, o Comando Sul e o presidente da Guiana estão errados sobre a Venezuela. Muito errados na sua posição de desapropriação imperial, na sua posição bélica, na sua posição ameaçadora”, disse Maduro.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.