O presidente Lula chamou Lira e Pacheco para TENTAR discutir sobre as emendas parlamentares

Atitude foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, rejeitar ressalvar da AGU

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para reunião no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (9/12). A intenção era tratar das emendas parlamentares.

Convocada de última hora, o encontro ocorreu desde às 17h até por volta das 18:30, com a presença também de lideranças do governo, como os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Otto Alencar (PSD-BA).

O motivo do encontro foi a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, sobre pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). O governo havia pedido que o magistrado reconsiderasse alguns pontos: a exigência de um plano de trabalho para o pagamento das emendas Pix, a identificação nominal dos parlamentares solicitantes das emendas de comissão e a regra de correção de valores das emendas a partir de 2025.

Em reação, o Congresso Nacional já demonstrou descontentamento, travando a votação da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Com receio de que a situação escale, Lula pretende tentar amenizar a situação e pensar em alternativas para contentar o Congresso. O encontro finalizou sem nenhuma declaração dos presentes.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.