O governo do DF lança o Renova-DF: “Recuperação de dignidade das pessoas”

O programa, que vai oferecer cursos e pagar salário mínimo a 3 mil alunos no DF, foi lançado nesta segunda (31)

 

O governador Ibaneis Rocha esteve na Praça da Bíblia, em Ceilândia, para lançar o programa Renova-DF nesta segunda-feira (31). Trata-se de uma ação para oferecer cursos a moradores do Distrito Federal. Os selecionados receberão uma bolsa equivalente a um salário mínimo.

“Ao final dessa pandemia, seremos o estado que primeiro vai sair da dificuldade econômica, porque nós não deixamos abandonados os nossos empresários.”

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

Na visão de Ibaneis, o Renova-DF é um programa de “recuperação da dignidade das pessoas”. “Vamos transformar isso em um projeto permanente do Distrito Federal, para que milhares de pessoas sejam atendidas e consigam tirar os seus diplomas, montar os seus negócios, empreender e trabalhar para a comunidade”, comentou o governador.

“Na próxima semana estaremos em Samambaia com esse mesmo projeto. Nós vamos percorrer pelas 33 regiões administrativas do Distrito Federal trazendo pequenas melhorias, rua a rua, cuidando das pessoas”, anunciou.

Ao exaltar ações realizadas até o momento, o governador fez críticas a gestões anteriores. “A cidade estava abandonada há mais de 10 anos. Não serão em quatro anos que nós vamos conseguir recuperar tudo. Temos que ensinar o caminho para os que cheguem depois da gente continuem nessa luta de recuperação da dignidade do DF”, declarou.

Ibaneis prometeu ainda mais empregos à população e falou sobre o comércio em meio à pandemia de covid-19. “São inúmeras licitações que estão em andamento, e nós ainda vamos gerar muito emprego. Ao final dessa pandemia, seremos o estado que primeiro vai sair da dificuldade econômica, porque nós não deixamos abandonados os nossos empresários. Muitos tiveram que fechar, não aguentaram. Mas nós demos segurança para eles. Reduzimos impostos, prorrogamos impostos, colocamos mais de 7 bilhões de reais através do BRB na economia.”

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Trabalho, Thales Mendes, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), o secretário de Economia, André Clemente.

Mais sobre o Renova-DF

O Renova-DF vai selecionar 3 mil jovens para capacitá-los através de aulas em unidades do Senai no DF. Serão oferecidos cursos de carpinteiro, eletricista, encanador, jardineiro, pedreiro e serralheiro. Os alunos receberão uma bolsa no valor de um salário mínimo. Para receber o benefício, eles precisarão ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80%.

Com o programa, o objetivo do GDF é, combater o desemprego e movimentar a economia, bem como cuidar de espaços públicos. Até o momento, foram selecionados 1 mil dos 3 mil alunos a serem contemplados pelo projeto, que é coordenado pela Secretaria do Trabalho. O governador entregou pessoalmente os kits a alguns deles.

Os alunos irão realizar aulas práticas em praças, parques infantis, calçadas, jardins, dentre outros espaços públicos. Assim, os locais ficarão revitalizados para toda a população. “São várias praças, PECs… É um trabalho de recuperação da cidade, além de um trabalho de qualificação, dando oportunidade às pessoas a voltarem ao mercado de trabalho”, disse Ibaneis.

Além das 3 mil vagas, serão preenchidas 6 mil vagas de cadastro reserva. Para participar, é preciso estar desempregado, ter mais de 18 anos e morar no DF.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.