Mulheres empreendedoras devem ser valorizadas

Vinícius Postai*

Recentemente, o Projeto de Lei 1883/21 entrou em pauta para auxiliar as empreendedoras brasileiras. A proposta traz a obrigatoriedade das instituições financeiras em priorizar e conceder condições especiais de financiamento para microempresas e empresas de pequeno porte que são dirigidas por mulheres.

Na prática, a Taxa de Longo Prazo (TLP), utilizada para empréstimos que são fornecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), destinados ao setor produtivo, deverá ser aplicada com valores reduzidos. Para contratos que foram assinados neste mês, por exemplo, a taxa se refere ao IPCA + 2,99% a.a.

Além disso, também há a solicitação que 20% dos recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) sejam direcionados às empreendedoras que comandam empresas. É válido destacar que ainda há o encaminhamento de 30% apenas para mulheres negras que controlam os próprios negócios.

De acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil possui mais de 30 milhões de empresárias, atingindo 48,7% do mercado empreendedor. Os dados, divulgados neste ano, mostram a importância do papel da mulher dentro da economia. Portanto, medidas que auxiliem a manutenção das atividades femininas devem ser aplaudidas e levadas adiante.

Ainda que a nossa sociedade tenha evoluído bastante, é inegável afirmar que ainda vivenciamos situações desagradáveis em relação à desigualdade de gênero no país. Portanto, é importante que haja o suporte do governo, com medidas como esta, para reverter esse cenário.

Para que possamos caminhar rumo ao crescimento, não podemos ignorar o fato da importância do papel feminino dentro das empresas. Grandes ícones do mercado são mulheres que inspiram e lideram equipes extensas. Precisamos pensar fora da caixinha e, acima de tudo, compreender que a expertise não se limita ao gênero.

* CEO da MOAI.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.