Nesta última quarta-feira (24), membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) votaram na possibilidade de mover a base da OMS de Moscou, na Rússia, para a Copenhague, na Dinamarca. Além disso, pedem que a Rússia pare de atacar hospitais e estabelecimentos de saúde na Ucrânia.
Na 76ª Assembleia em Geneva, 80 estados-membros opinaram na pauta, e sendo que oito votaram contra, sendo eles a própria Rússia, Coreia do Norte, China, Bielorrúsia, entre outros. 52 estados-membros se abstiveram.
Um dia antes da votação (23), projeto de decisão para realocar o escritório com sede na Rússia foi adotado pelo Comitê Regional para a Europa – composto por 53 estados da região da OMS na Europa – após um sufrágio no início do mês.
“Longe de politizar a situação, [o projeto de decisão] se concentra especificamente nos impactos prolongados da guerra na saúde”, disse a delegada da Ucrânia sobre a assembleia antes do voto na quarta-feira. “A agressão em grande escala lançada pela Rússia contra a Ucrânia […] desencadeou uma das maiores crises humanitárias e de saúde”, disse ela. “Mais de 1.256 estabelecimentos de saúde foram danificados e 177 reduzidos a escombros, deixando cerca de 237 profissionais de saúde e pacientes mortos ou feridos.”
Dimitri Medeiros (sob supervisão)