LIDERANÇA, ESTRATÉGIA E CONTROLE Em tramitação, PL da Governança é tema de debate nesta terça


Aprovar o Projeto de Lei (PL) nº 9.163/17 para que, em convergência com os interesses do país, a Governança seja o parâmetro norteador do princípio da eficiência na Administração Pública e contribua para melhoria da qualidade de vida dos brasileiros e competitividade da nação no cenário global, é a missão do Comitê Aprovação do PL de Governança, da Rede de Governança Brasil (RGB), coordenado por Almir Nascimento Lima, João Benicio Aguiar e Erika Nassar.

O projeto de lei, que segue recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cria a política de governança pública no âmbito federal, que vai orientar e cobrar de gestores públicos desempenho, monitoramento de resultados e estratégia de longo prazo, tendo como princípios integridade, capacidade de resposta, confiabilidade, melhoria regulatória, prestação de contas e transparência.

A RGB, com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e SINDILEGIS, realizam nesta terça-feira (26.10), às 18h, um webinar abordando as discussões mais atuais e relevantes acerca de uma normativa federal adequada para a governança.

Mediado por Erika Nassar, o painel online terá como expositores o ministro do TCU e embaixador da RGB, Augusto Nardes, o ministro da Controladoria Geral da União e associado benemérito da RGB, Wagner Rosário, e o deputado federal Maurício Dziedricki (RS), relator do PL na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.

As inscrições podem ser feitas neste link e o evento será transmitido no canal da RGB no YouTube.

Um dos coordenadores do comitê, Almir Lima, explicou que, na Constituição Brasileira, existem artigos que evidenciam a necessidade de um planejamento que descreve um plano nacional equilibrado, voltado para o desenvolvimento do país, entre eles, o Art. 174.

“Faltava uma lei capaz de dar materialidade a esse comando da Constituição em realidade. O PL 9.163/17 tem esse objetivo de melhorar a gestão pública como um todo e atrelar uma visão de estado por meio de planejamento estratégico”, elucidou.

Ainda segundo Almir Nascimento, o projeto está sendo analisado na Câmara dos Deputados pelas comissões competentes e deverá ser votado. Caso seja aprovado e sancionado, ele se tornará a primeira Lei de Governança do Brasil. “A Lei de Governança ajuda a materializar os objetivos fundamentais da Constituição, descrita no artigo terceiro”, disse. E completa:

 “Hoje, temos um decreto do mesmo ano que se refere à esfera federal, de n° 9.203/17, que ficou conhecido como decreto de governança. Ele traz um conjunto de regras que ajudam na questão da melhoria do desempenho do setor público. O decreto encontra-se em uma posição abaixo de uma lei. Essa é razão pela qual trabalhamos para que o assunto seja elevado a uma estatura legal adequada”, explica.

Estratégia nacional

Definida como conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade, a governança é uma das exigências para o ingresso do Brasil na OCDE.

PL nº 9.163/2017 prevê que a estratégia nacional deve conter: desafios a serem enfrentados pelo país; diretrizes e bases do desenvolvimento econômico e social nacional equilibrado; o cenário macroeconômico; orientações de longo prazo; macrotendências e impactos nas políticas públicas; riscos e ações amenizadoras.

A gestão dos instrumentos do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado compreenderá mecanismos de participação da sociedade civil e de promoção da transparência da ação governamental.

A estratégia nacional será estabelecida para o período de 12 anos, sendo revista a cada quatro anos ou sempre que houver ocorrência de circunstâncias excepcionais.

RGB

Criada há dois anos, a RGB é uma associação que trabalha em Rede, qualificada tecnicamente, composta por servidores públicos, gestores públicos e privados, técnicos, professores, profissionais das mais diversas áreas, especialistas e sociedade, que, de forma conjunta, trabalham em prol da Governança.

Nos últimos meses, a rede colaborativa tem intensificado ações de disseminação das boas práticas de governança no Brasil e na América Latina, como o desenvolvimento de cartilhae-bookdezenas de eventosmentoria de prefeitos, apoio na criação da Rede Governança Argentina, dentre outras atividades.

Recentemente, a pauta governança vem ganhando força também em razão de sua incorporação em vários normativos, sendo um dos mais relevantes a Nova Lei Geral de Licitações e Contratações  (Lei Federal nº 14.133/2021), que institui a governança como instrumento essencial para proteção e eficiência de recursos públicos.

E, no intuito de estimular a adoção de mecanismos eficazes de liderança, estratégia e controle, em dezembro está prevista a segunda edição do Prêmio RGB, que no ano passado reconheceu a CGUAnac e Banco Central com órgãos de destaque em boas práticas de governança.

Saiba mais sobre a RGB no site www.rgb.org.br.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.