Liberte o Futuro – Manifão Emergência Climática 21/04 às 18h

Movimento Liberte o Futuro convoca manifestação virtual para denunciar responsáveis pela emergência climática.

Quando a imaginação se transforma em ação para construir novos possíveis!

Com a proposta de adiar o fim do mundo e ajudar os parentes a segurar o céu, o movimento Liberte o Futuro, que nasceu de um chamamento público nas redes sociais em plena pandemia, propõe agora mais uma ação mobilizadora virtual importante. Um grande manifesto para denunciar os perigos da emergência climática e mostrar quais ações humanas destroem deliberadamente o Planeta.

Na plataforma Manifão – Manifesto Cidadão –  www.manifao.org – no próximo dia 21 de abril, a partir das 18h, você também poderá protestar. Como a tela é a rua e a praça de agora, o Manifão da Emergência Climática vai APONTAR RESPONSÁVEIS, DAR NOME AOS BOIS E DEIXAR O REI NU num evento que será transmitido ao vivo. Apoiado numa ação teatral que reunirá artistas, ativistas e especialistas de diversas localidades e etnias para testemunhar sobre os perigos que corremos, os seres e todo o planeta, o futuro será libertado ao propor o julgamento de Jair Bolsonaro. Culpado? Inocente? De quem é a responsabilidade pelo caos que se vive agora?

O mundo condena a postura, as ações do despresidente Jair Bolsonaro e serão ressaltadas todas as atitudes tomadas por ele durante a pandemia para tornar ainda pior a saúde dos brasileiros e do Planeta.

Sim, Jair Bolsonaro já é e está condenado pelos cidadãos brasileiros e chegou a hora de contar para ele e para o Brasil todo ouvir: CONDENADO, CULPADO E RESPONSÁVEL por tantas mortes que poderiam ser evitadas. Culpado por mandar queimar, desmatar e se aproveitar da pandemia para passar a sua boiada.

Em quatro atos, artistas, ativistas, desembargadora, representantes de povos originários e gente como a gente estarão apresentando as barbaridades desse governo de extrema direita numa ação teatral comandada por Zé Regino, Georgette Fadel, Eugênio Lima, Kay Sara com suas devidas cias de teatro apoiando e tantos outros artistas, além de testemunhas reais que foram impactadas negativamente pela política do atual governo, como a jornalista Cristina Serra, Prof. Edson Vidal, a liderança indígena Telma Taurepang, o cientista Alexandre Araújo Costa, a representante do Movimento Xingu Vivo para Sempre Daniela Silva, a desembargadora Kenarik Boujikian, a deputada espanhola Maria Dantas, a jovem indígena Txai Suruí, a mãe de santo Iyá Márcia d’Ogum, a jovem Thalita Silva e a liderança quilombola Tati dos Santos.

O chamado é para a participação de todes para dizer: Qual é a melhor pena que se aplica ao Jair Bolsonaro? Uma enquete será conduzida durante o Manifão e, ao final, será revelada a escolha do público.

#ForaBolsonaro

Para entender o Liberte o Futuro

O Liberte o Futuro surgiu em julho de 2020 nas redes sociais com o convite aberto a todos para imaginar o futuro pós-pandemia. Nascido em pleno isolamento social com o objetivo de inspirar a reflexão crítica e dinâmica sobre a vida pós-covid-19, o movimento ganhou o mundo. O Liberte o Futuro é um coletivo não é liderado por uma pessoa ou organização. Parte do conceito “Eu+1+, a equação da rebelião”, de autoria do poeta Élio Alves da Silva, do Médio Xingu, Altamira, Amazônia. O foco central é invocar a responsabilidade coletiva ao reunir todos aqueles que querem fazer parte da criação e realização de mudanças na sociedade atual.

•           2.153 bilionários do mundo concentram mais riqueza do que 60% da população global

•           A emergência climática condena populações humanas e não humanas em um ritmo sem precedentes

 •          Consumo desenfreado, retrocessos políticos, flertes com o autoritarismo de outros tempos, um mundo que condena a volta ao pior do passado.

Muitos têm repetido que o mundo não será o mesmo após a pandemia provocada pelo novo coronavírus. O mundo já não é o mesmo, mas o que vem pela frente

pode ser ainda pior. Quais as possibilidades de futuro pelas quais queremos lutar daqui em diante? O que é necessário para que ainda seja possível imaginar um futuro em que queremos e podemos viver?

A ideia de provocar ações no presente, partiu de um pedido: a gravação de vídeos de até um minuto sobre o futuro imaginado, sonhado a partir de 5 temas e das algumas reflexões:

1. Antídotos contra o fim do mundo: imagine como quer viver;

2. Democracia: proponha políticas públicas, assim como mudanças nas leis e nas normas para reduzir as desigualdades de raça, gênero e classe;

3. Consumo: indique alternativas para eliminar as práticas de consumo que escravizam a nossa e as outras espécies;

4. Emergência climática: sugira ações para impedir a destruição da natureza, garantindo a continuidade de todas as formas de vida no planeta;

5. Insurreição: defina a melhor ação de desobediência civil para criar o futuro em que você quer viver!

Em poucos dias, chegaram mais de 200 vídeos. Pessoas comuns do Brasil inteiro e de várias partes do mundo, se juntaram ao espontaneamente, atendendo ao chamado do movimento.

Wagner Moura, Alice Braga, Eliane Brum, Zé Celso Martinez, Joênia Wapichana, Zélia Duncan, Fabiana Cozza, Antonio Nobre, Sérgio Vaz, Carmen Silva, Eliane Caffé, Jacira Roque de Oliveira (mãe de Emicida e Fiote), Tasso Azevedo, João Cezar de Castro Rocha, Déborah Danowski, André Trigueiro, Júlio Lancelotti e Tati dos Santos, são alguns dos que se mobilizaram para apoiar o Liberte, que se desdobrou também, de julho a dezembro de 2020, em laboratórios sociais online. Uma experiência inovadora que reuniu em centenas de encontros, pessoas de todos os cantos para ouvir vozes, alimentar esperanças, ampliar a participação e o engajamento nas redes de quem quer gerar um futuro que não esteja preso ao passado e para impedir a volta do que na verdade nunca deveria ser considerada a normalidade.

Nasceram destes encontros, parcerias, propostas de trabalho, produções artísticas e muitos outros futuros possíveis que já começaram a se desenhar no presente. Os laços atados no Liberte, por pessoas que nunca se encontraram fora do mundo virtual permitiram ajuda para os povos da floresta, socorro médico para indígenas, plantio de sementes e de sonhos.

Serviço:

Manifão Emergência Climática – Movimento Liberte o Futuro

Dia 21/04/2021

18h às 20h

Transmissão ao vivo em www.manifao.org

Contato para imprensa:

Amanda Boucault

Telefone: 5511971730193

E-mail: amandaboucault@gmail.com

Alessandra Roscoe (Brasília – DF):

Telefone: 5561999855605

E-mail: alessandra.roscoe@gmail.com

Maurette Brandt

maurette.brandt@gmail.com

5521+98257

Graça Cremon

Telefone: 5511973152909

E-mail: gracacremon@gmail.com

Site e Redes Sociais:

Site: www.liberteofuturo.net

Instagram: www.instagram.com/liberteofuturo/?hl=pt-br

Facebook: www.facebook.com/liberteofuturo/

Twitter: twitter.com/LiberteOFuturo?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Eauthor

Youtube: www.youtube.com/channel/UCHDA4Nfvu9emyq1juLiUoEw/featured

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.