Há três anos deputados de MT não aprovam orçamento no prazo; saiba porque isso prejudica o Estado

Governo não está parado, mas movimenta o seu dinheiro “às cegas”

 

 

Deveria ser recesso parlamentar, mas os deputados estaduais de Mato Grosso voltam a trabalhar nesta terça-feira (7). Ao longo da semana, pelo menos, quatro sessões plenárias devem ser realizadas para votação de um projeto: o da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Nela está previsto tudo o que o governo do Estado deve arrecadar e como deve gastar ao longo do ano. E, como o ano já começou, não tê-la aprovada é um problema para o Executivo. Um problema que já se repete há anos.

Nos últimos cinco anos, os deputados de Mato Grosso descumpriram o prazo para votação da LOA três vezes. O certo seria aprová-la ainda no exercício financeiro anterior. Mas não é o que tem acontecido.

O orçamento de 2019, por exemplo, – primeiro ano da gestão Mauro Mendes (DEM) – só foi aprovado no dia 30 de janeiro de 2019, mesmo tendo sido entregue à Assembleia Legislativa no início de outubro de 2018.

Nesse caso, ele foi enviado com atraso pelo Executivo, que tem até o dia 30 de setembro para mandar o projeto para análise dos deputados.

O orçamento previsto para 2020 foi entregue à ALMT em setembro de 2019, segundo o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM). E também sofreu uma série de atrasos, o que teria colaborado para os deputados não conseguirem votá-lo ainda no fim do ano passado.

Líder do governo, Dilmar Dal Bosco diz que o prazo é curto para analisar a LOA (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Sem orçamento, sem dinheiro?

De acordo com o líder do governo, o atraso na votação atrapalha a movimentação do orçamento do Executivo, mas há como amenizar a situação. O pagamento dos salários dos servidores, por exemplo, não sofre atraso.

Secretário da ALMT e ex-deputado, José Domingos Fraga (PSD) explica que a legislação permite ao Executivo movimentar até 1/12 avos do orçamento do ano anterior, no caso de a nova LOA não estar aprovada quando o ano começa.

Essa liberação tem como objetivo, justamente, impedir que o governo feche as portas e “pare de trabalhar” por falta de dinheiro.

Mas não é tão simples

Apesar disso, o presidente da Federação das Indústrias (Fiemt) e ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, aponta problemas em movimentar uma fração do orçamento sem saber ao certo qual será o valor total dele.

“Você pode gastar um valor e depois ter um orçamento maior ou menor. Ou seja, ou já gastou de mais e vai ter que se contingenciar ao longo do ano, ou gastou de menos e poderia ter investido mais”.

Ex-secretário de Fazenda e atual presidente da FIEMT, Gustavo Oliveira (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Sem tempo

Ao LIVRE, Dilmar Dal Bosco reconheceu que os parlamentares demoraram para analisar a matéria, mas argumentou achar curto demais o prazo para essa votação.

“Além de ter outras matérias que estão em andamento, nós não temos a mesma capacidade de entendimento. A Secretaria de Fazenda entende, trabalha no orçamento dois, três, quatro meses. Nós, na Assembleia, temos que trabalhar nele em 15 dias”.

O deputado também amenizou, afirmando que os dois últimos anos foram atípicos na Assembleia.

Segundo ele, diversos projetos polêmicos foram enviados pelo governo ao longo de 2019. E no caso de 2018, houve transição entre os governos de Pedro Taques (PSDB) e Mauro Mendes e, devido a isso, modificações no projeto da LOA.

Apesar das alegações, cabe lembrar que o orçamento de 2017 também foi aprovado apenas em janeiro daquele ano.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.