Governo tenta outra vez uma saída para o Centrad

O GDF tenta outra vez uma saída para o imbróglio, que se arrasta há anos, em torno do Centro Administrativo do Distrito Federal (Centrad), atualmente, inutilizado.

O secretário de Economia do DF, André Clemente, enviou ao Tribunal de Contas do Distrito Federal um requerimento para que a Corte auxilie na busca por uma conciliação entre o GDF e os credores. O Executivo local tenta, desde o início do mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB), levar parte da máquina pública para o prédio, que figurou em pendências judiciais e suspeitas de corrupção e acabou sem uso.

De olho na fila

Eleito, ontem, para presidir a comissão especial para fiscalização e acompanhamento da vacinação contra covid-19 no Distrito Federal, o deputado distrital Fábio Felix (PSol) afirmou que o grupo ficará de olho em quem tentar furar a fila para evitar que autoridades, por exemplo, possam ser beneficiadas. Oposição ao governo Ibaneis, Felix deve cutucar o GDF. Em contrapartida, a relatoria ficará com o vice-presidente da Casa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), que está firme na base do governo.

Sem obrigatoriedade

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), sancionou lei que prevê que a vacinação contra a covid-19 não será obrigatória no estado. Afinado com o governo federal, ele segue os passos do que defende o Palácio do Planalto. No DF, o governador Ibaneis Rocha também está alinhado com Bolsonaro e esperará as definições do Ministério da Saúde. Especialistas defendem a importância de que a maior parte da população seja vacinada para combater a doença. Tomara que o exemplo goiano não cole por aqui.

Crise

Professores da rede privada do Distrito Federal estão em estado máximo de alerta com as possibilidades de mais demissões nos colégios da capital. Desde o início da pandemia da covid-19, cerca de 1,3 mil profissionais perderem o emprego. Só em dezembro, foram 400. A previsão do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) é de que ocorram mais 650 demissões.

Consultoria gratuita

Empreendedores do Distrito Federal poderão ter auxílio gratuito para conduzir seus negócios. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), conduzido pelo superintendente Valdir Oliveira, está oferecendo consultoria gratuita para todos os micro e pequenos negócios da capital federal. Mais informações podem ser conferidas no site da instituição (https://cutt.ly/IjmKNHj).

Despedida

A morte do prefeito licenciado de Goiânia Maguito Vilela encerra a trajetória de um dos políticos mais fortes e influentes de Goiás. Ocupou praticamente todos os cargos relevantes do estado, foi governador, prefeito, deputado e senador. Maguito foi mais uma vítima da covid-19, que segue levando a vida de milhares de brasileiros. Além dele, duas irmãs também morreram por causa da doença.

Mudança de cálculos

Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de dezembro do ano passado, modificou a forma como a Justiça trabalhista calcula pedidos de indenização. Agora, a taxa Selic será usada para definir os valores. Antes da decisão, a expectativa era de que fosse usado o IPCA — mais juros de 1% —, que costuma ser maior do que a Selic. “É uma mudança que considera uma taxa única de inflação que, hoje, está mais próxima da realidade, trazendo mais segurança e previsibilidade para as empresas. No meu escritório todas as empresas que atendo deverão ter uma redução significativa do valor a ser calculado nas ações, que em alguns casos chega a mais de 30%”, avalia o advogado e ex-juiz do Trabalho Marcelo Bessa.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.