GDF EXCLUI VILA PLANALTO E PLANALTINA DO EVENTO JORNADAS DO PATRIMÔNIO

Recebi um convite com a programação dos eventos da Jornada do Patrimônio organizada pelo governo do Distrito Federal e me deparei com um fato , no mínimo, inusitado: na programação não constava qualquer menção à Planaltina, que é o centro histórico mais antigo do Distrito Federal que remonta o período colonial.

E, além disso, nas mesas de discussão nenhuma menção sobre a Vila Planalto – primeiro sítio tombado patrimônio histórico do DF – cujas últimas edificações de madeira que são registros da construção da capital federal e exemplares únicos da arquitetura modernista edificada em madeira dentro do Plano Piloto de Lucio Costa estão caindo pela ação das intempéries do clima  e pela omissão do Estado ao longo do tempo.

Estado que gasta milhões em eventos e não investiu nenhum centavo pra preservar a História da Cidade. Estado que enche a boca pra propagandear um título de patrimônio cultural da humanidade quando lhe é conveniente apenas, mas , que  nunca soube gerir o que pertence a todos! Que deixou edificações históricas e de grande importância arquitetônica como o Teatro Nacional Cláudio Santoro se deteriorar por falta de conservação até virar um mausoléu.

A gestão e preservação do Patrimônio de Brasília sofreu ao longo dos anos com governos que só viam a cidade como um lugar de especulação imobiliária para enriquecer as grandes empreiteiras.

O Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico, DEPHA-DF, criado pelo governador José Aparecido foi sucateado até virar uma Subsecretaria de Patrimônio numa salinha do anexo do Teatro Nacional onde menos de meia dúzia de técnicos ( alguns que ainda sabem o que estão fazendo) resistem as trocas de cargos de chefias ocupadas por apadrinhados políticos que caem de pára-quedas nessas cadeiras sem  nem ao menos saber quais são as 4 escalas urbanísticas de Brasília!

O tal Conselho do Patrimônio , cadê? E o Fundo do Patrimônio que vergonhosamente foi criado somente décadas depois do tombamento de Brasília , pra o quê serviu até agora?

Temos uma Câmara Legislativa e representantes na Câmara Federal e Senado composta de parlamentares inúteis que não defendem a memória e o patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural da cidade que eles representam mal e porcamente.

E, é por isso, que  temos uma lista enorme de bens mal conservados e caindo! Alguns, como a casa histórica da Granja do Ipê ( da mesma época e importância histórica que o Catetinho) sem nem mesmo ter a proteção de um tombo. Mas, o pior é que a Fazenda Velha de Planaltina continua num processo de tombamento que foi iniciado e se arrasta por anos e nunca termina!

Falta pessoal, falta recursos ao primo pobre da Cultura que é a área de Patrimônio. Área negligenciada por esse e por todos os governos que sucederam ao governador José Aparecido de Oliveira. E continua negligenciada.

Brasília virou terra de ninguém ! Fingem que fiscalizam, fingem que se preocupam com seu patrimônio, fingem que amam ! Mas, quem ama cuida e Brasília tem sido uma cidade muito mal cuidada! Porque não basta apenas reformar viadutos que estão caindo é preciso também conservar os monumentos e prédios históricos seja aqui do Plano Piloto ou lá de Planaltina , ou Metropolitana, ou Paranoá! Todas as áreas adninistrativas do DF merecem que seu patrimônio seja preservado porque todos temos direito à memória! Não basta um circuito turístico na Vila Planalto se estão deixando as ultimas casas de madeira caírem! Turista vai lá ver o quê? O que já caiu como a antiga escola e o antigo alojamento de solteiros? Só interessam os restaurantes? Antes de ser um lugar com restaurantes somos um lugar histórico com pioneiros e filhos de pioneiros! Essa é nossa identidade original que não deve ser encoberta e omitida.

 

O ex Aluno do CASEB merece ver sua escola reformada tanto quanto eu quero ter o direito de poder mostrar ao meu filho a escolinha de madeira onde eu estudei na Vila Planalto, que caiu por omissão do poder público e não foi reconstruída até hoje! Assim como os moradores da Metropolitana tem o direito de ter seu patrimônio conservado, assim como os moradores da “Candanga” que tem apenas uma igreja de madeira remanescente da construção de Brasília !

Exigimos respeito e participação. Sem participação popular, sem povo, sem educação patrimonial não existe patrimônio! E um povo sem memória é um povo débil!

Milito pela preservação da Vila Planalto desde 1985. Registrei nossa história em livro que será publicado assim que a pandemia acabar. E participei da coletânea que será lançada em breve pela editora UnB e União Europeia em homenagem aos 60 anos de Brasília , onde eu apresento a experiência de uma cidade sueca na preservação do seu patrimônio edificado em madeira como referência para Brasília preservar o que ai da resta das suas edificações remanescentes da sua construção cuja perda e destruição se dá pela ignorância e descaso de quem tem o dever constitucional de protegê-las.

Leiliane Rebouças.

Coordenadora do Movimento Guardiões de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.