Estudo aponta que Brasil é o país que pior lidou com a pandemia

Instituição australiana analisou dados de 98 países; Brasil aparece em último lugar do ranking. Antes estão México, Colômbia, Irã e Estados Unidos, que ficou em 94º no ranking

 

Uma pesquisa da Lowy Institute, centro de estudos australiano, apontou nesta quinta-feira (28/1) que o Brasil foi o país que pior lidou com a pandemia do novo coronavírus entre 98 nações analisadas. Os três países que ficaram melhores ranqueados foram a Nova Zelândia, Vietnã e Taiwan. No fim do ranking, junto com o Brasil, estão México, Colômbia, Irã e Estados Unidos (94º na lista).

Para avaliar a performance de cada país em relação a pandemia, o instituto australiano levou em consideração seis diferentes indicadores: casos e mortes confirmadas, casos por milhão de habitantes, mortes por milhão de habitantes, número de casos em proporção com o número de testes e testes feitos a cada mil pessoas. A análise foi feita por um período de 36 semanas, usando dados até 9 de janeiro deste ano.

O estudo aponta que apesar de o vírus ter sido originado na China, países da Ásia, na média, tiveram mais sucesso para conter a pandemia. Por outro lado, o coronavírus se espalhou de forma muito rápida pela Europa e pelos Estados Unidos. A Europa, segundo o estudo, registrou um bom desempenho com o tempo, com a maior partes dos países do continente tendo uma performance melhor que as nações da Ásia. Ao final do ano, entretanto, a região teve uma segunda onda, mais severa.

“Lockdowns [fechamento total de comércios, aeroportos e estradas] em todo o continente europeu suprimiram com sucesso a primeira onda, mas as fronteiras mais abertas deixaram os países vulneráveis a novos surtos em países vizinhos”, apontou.

Ao mesmo tempo, a pandemia continuou se espalhando de forma rápida pela América do Norte e do Sul, fazendo com que a região fosse a mais afetada em todo o planeta. Muitos países do Oriente Médio e África conseguiram impedir o progresso inicial da pandemia com ações preventivas robustas, segundo o estudo. “A situação eventualmente piorou por lá, antes de se estabilizar novamente no segundo semestre de 2020”, ressalta.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.