Em mil dias na gestão do Plano Piloto, Ilka Teodoro elevou o papel de uma administração regional

0

Transformações na região foram desde infraestrutura física à discussão de destinação orçamentária

 

Quem vive há muitos anos no Distrito Federal sabe que o papel das administrações regionais sempre foi visto como bastante secundário na realização e implementação de políticas públicas e ações para as cidades em si. Mas isso mudou, pelo menos no Plano Piloto.

Comandada pela advogada Ilka Teodoro desde janeiro de 2019, a região conquistou um protagonismo nunca antes visto, quando o assunto é realização. Na gestão de Ilka foram realizados pagamentos atrasados a 65 servidores de gestões anteriores da RA, no valor de mais de R$ 240 mil.

A administração também incluiu a participação social como peça fundamental da gestão, incentivando a participação de moradores/as e prefeitos/as de quadra nos conselhos comunitários. Quebrou as barreiras das portas do gabinete, sempre recebendo e ouvindo as pautas de qualquer pessoa – tenha carreira política ou não, de todas as representações políticas, partidárias e religiosas.

“Para mim é motivo de muita honra poder administrar a cidade onde nasci e cresci e que tanto amo. Tudo o que a Administração Regional do Plano Piloto conseguiu realizar nesse período é fruto de um intenso trabalho em equipe e em colaboração com muitas pessoas que sempre têm uma opinião a dar de como a cidade pode ser melhor. Eu não faria nada disso sozinha”, pondera Ilka.

O bom desempenho da administradora foi reconhecido pela Escola de Governo, que a convidou para ministrar aulas sobre as competências das administrações regionais. Além disso, investimentos em limpeza, manutenção de parquinhos, e quadras seguiram sendo uma prioridade da gestão, ao lado da transparência com o uso da máquina pública. A Administração também foi reconhecida pela Controladoria-Geral do DF com 100% no índice de Transparência Ativa.

EMPREGO E RENDA — A Administração Regional também se empenhou em garantir condições adequadas de trabalho para trabalhadoras e trabalhadores ambulantes durante a pandemia, fazendo o cadastramento e concedendo licenças para atuação de ambulantes no Setor Comercial Sul, e regularizando as permissões para atuação de comerciantes na. Galeria dos Estados, reinaugurada após o desabamento do viaduto, em 2018.

51253461491_800b9c9a7b_k (1).jpg

  Ilka entrega permissão de comerciantes da Galeria dos Estados. Foto: Emanuelle Sena

MEIO AMBIENTE — A preocupação com o meio-ambiente e a preservação do Cerrado também são marca desta gestão. Nestes mil dias, a administração firmou parcerias para a destinação correta de vidro, com a Green Ambiental e tornou possível a realização da primeira rotatória com espécies nativas de Cerrado na Asa Norte.

A administração também apoiou a construção de um banheiro público no Setor Comercial Sul, em parceria com o Instituto No Setor, para permitir que pessoas em situação de rua que circulam pelo local tenham acesso à higiene adequada, especialmente durante o período da pandemia, onde a higiene se mostrou, mais do que nunca, uma forma de garantir a saúde.

50888443206_3a0e2ce6b7_k.jpg

Ilka Teodoro em balão de Cerrado, na Asa Norte. Foto: Emanuelle Sena.

INCLUSÃO — Tendo o feminismo negro como uma das causas pelas quais luta, Ilka Teodoro incluiu a pauta das maiorias minorizadas pela sociedade em sua agenda de atuação. Apoiou a realização da mostra “Reintegração de Posse”, realizada no abrigo de passageiros da Galeria dos Estados, que conta a história da presença da população negra no DF como parte dos candangos que vieram para a construção da capital, dando visibilidade concreta a essa contribuição.

Além disso, mais recentemente, apoiou a iniciativa Cidade Orgulho, que coloriu a cidade com as cores do arco-íris durante o mês do Orgulho LGBTQIA+, reafirmando que a cidade é direito de todas e todos.

“Fizemos muito e temos ainda muito para avançar no Plano Piloto. Espero poder continuar deixando a minha cidade orgulhosa dos esforços que temos feito”, finaliza a administradora.

anuncio patrocinado
Anunciando...