Dória confirma o retorno de São Paulo à bandeira amarela

‘Por favor, evitem aglomerações’, disse o governador ao anunciar o recrudescimento das restrições ao funcionamento do comércio em todo o estado

 

 

Ainda que especialistas não falem em segunda onda no Brasil, uma vez que jamais tenhamos conseguido controlar a primeira, o fato é que o número de casos e mortes em todo o país voltou a crescer. Foi com base na subida desses índices que o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), confirmou o retorno de todo o estado à fase amarela no plano de reabertura traçado pelo governo.

“A fase amarela, não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva para evitar aglomerações e o aumento do contágio da Covid-19”, declarou. Segundo o político, a mudança também não altera o calendário de volta às aulas, “as escolas não serão fechadas”, frisou. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta segunda-feira (30/11).

Desde a semana passada, São Paulo observava com receio a redução das vagas em leitos de UTI para covid-19. O balanço divulgado pelo estado na última semana já dava conta de uma ocupação média de 69% nos leitos reservados para pacientes que contraíram o novo coronavírus.

É por isso que, segundo o governador, o Centro de Contingência do Estado também decidiu reduzir o tempo de análise dos dados, deixando de ser a cada 28 dias e passando para relatórios semanais. “É uma medida de prudência para melhorar o controle da pandemia”, colocou o governador.

Responsabilidade civil

Dória também dividiu com a população as responsabilidades pelo controle do contágio no estado. “A você, que está na sua casa, nos assistindo nesse momento, nos ajude. Até a chegada da vacina e a imunização dos brasileiros, precisamos ter cautela, paciência, resiliência e compreensão”, pediu.

O mandatário clamou ainda por orientação aos mais jovens. “Por favor, evitem aglomerações. Por favor, usem máscaras. Por favor, lavem as suas mãos e compreendam que a covid-19 não foi embora, o vírus ainda está presente”, determinou.

Após as eleições

No início do discurso, Dória aproveitou para falar sobre o resultado do segundo turno das eleições municipais, encerradas no domingo (29/11). Exaltando a reeleição do correligionário Bruno Covas, o governador declarou que “perderam os extremistas”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.