Distrital assume pasta para deficientes: “Não tem perna, braço, sala”

Iolando Almeida (PSC) sai da Câmara Legislativa para comandar a nova secretaria. Governador promete estrutura o mais rápido possível

 

Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou o projeto de lei para a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência, na manhã desta quarta-feira (11/09/2019). O evento ocorreu em cerimônia no Palácio do Buriti. O deputado distrital Iolando Almeida (PSC) será o gestor da pasta.

Segundo Iolando, a formação da pasta é sonho realizado da comunidade. Hoje, no DF, vivem 658 mil pessoas com deficiência. “Deus me escolheu para estar aqui. A honra é d’Ele e a glória é d’Ele”, assinalou.

“A secretaria é praticamente deficiente. Porque não tem perna, não tem braço, não tem sala. E vou construí-la com o governador Ibaneis (Rocha)”, afirmou Iolando. O DF é a quarta unidade da Federação com pasta específica sobre o tema, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.

O governador Ibaneis Rocha assumiu que a nova pasta começa “capenga”, nas palavras dele. Entretanto, terá estrutura imediatamente. “Ela (a Secretaria da Pessoa com Deficiência) começa a funcionar agora. Vai ter sede, sim. Vai ter veículo. Ela vai funcionar no prédio da Biblioteca Nacional”, adiantou o governador. Segundo ele, o GDF vai colocar postos de atendimento nas estações do Metrô.

O governo pretende lançar projetos especiais de moradia e transporte para as pessoas com deficiência, segundo Ibaneis. Na avaliação deles, é necessário o tratamento horizontal de apoio das pessoas com deficiência em todas as pastas do GDF. O governador prometeu buscar recursos para reforçar a pasta, dentro e fora do Buriti.

Saúde

Segundo Ibaneis, a pasta de Saúde será acionada para criar uma subsecretária ou setor específico para ajudar as pessoas com deficiência na rede pública de Saúde. E se disse impressionado “o quanto Brasília precisa de mobilidade para as pessoas com deficiência”. De acordo com o governador, esse é um problema crítico no debate. “A deficiência é completa”, enfatizou.

Na prática, de acordo com Iolando, a nova pasta começará em caráter extraordinário, sem estrutura própria totalmente vinculada à Casa Civil. Depois, o GDF promete dar estrutura definitiva à Secretaria.

Iolando Almeida deixa a Câmara. A vaga será ocupada, temporariamente, pelo primeiro suplente, Pastor Daniel Castro (PSC). Atualmente, ele é administrador de Vicente Pires. Logo na sequência, haverá nova troca. Castro volta para a administração e assume o segundo suplemente, Pepa (PSC).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.