Comissão aprova projeto que institui o Cicloturismo no DF

Pela proposta, a criação e o traçado dos circuitos e rotas cicloturisticas deverão considerar as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa aprovou na tarde desta segunda-feira (13) o projeto de lei nº 1.938/2021, do deputado Robério Negreiros (PSD), que institui o Cicloturismo no Distrito Federal. A proposta segue em tramitação pelas comissões permanentes, antes de apreciação no Plenário da Casa.

De acordo com o projeto, o Cicloturismo tem como objetivos o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico; a melhoria da saúde e bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física; a valorização da cultura e dos atrativos turísticos; o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e movimentação da economia, e a promoção da mobilidade e acessibilidade.

Pela proposta, a criação e o traçado dos circuitos e rotas cicloturisticas deverão considerar as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região; priorizar a interligação entre os sistemas cicloturísticos e a infraestrutura cicloviária rural e urbana já existente; garantir a participação popular, e priorizar estradas, vias secundárias ou locais de menor fluxo de veículos motorizados.

Empreendedorismo nas escolas

A CESC também aprovou o projeto de lei nº 1.995/2021, do deputado Eduardo Pedrosa (DEM), que altera a legislação que incluiu conhecimentos sobre empreendedorismo nos currículos dos cursos técnicos oferecidos na rede pública de ensino do DF. A mudança permitirá que a secretaria de Educação firme parcerias para efetuar a preparação de professores, bem como realizar seminários, palestras e ciclos informativos com temas relativos às noções de empreendedorismo e processo de inovação.

O projeto segue em tramitação pelas comissões permanentes da Câmara. O texto prevê ainda que serão abordados preferencialmente os temas que tenham impacto direto na formação dos alunos, tais como modelos de negócios, cultura organizacional, sistema de gestão, educação financeira, trabalho em equipe, práticas de empreendedorismo e inovação, e demais temas relacionados.

Defesa da juventude negra

Também foi aprovado pela Comissão nesta segunda-feira o projeto de lei nº 1.998/2021, do deputado Fábio Félix (PSOL), que cria a semana distrital em defesa da vida da juventude negra, a realizar-se anualmente entre 13 e 18 de maio.

Participaram da reunião da CESC os deputados Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (Rede), Jorge Vianna (Podemos) e deputado Guarda Jânio (PROS).

 Agência CLDF

Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.