Comissão aprova indicações para presidente e vice-presidente da Jucis-DF

Após arguição realizada nesta segunda-feira (13), a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMATC) da Câmara Legislativa aprovou por unanimidade as indicações de Walid Sariedine e José Fernando da Silva, respectivamente, para o comando da presidência e da vice-presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF). Na reunião, Seriedine, que foi reconduzido, fez um balanço do órgão, que passou a ser autarquia distrital em 2019. Entre os avanços, ele destacou que os serviços tornaram-se 100% digitais e que a espera por alguns serviços, como regularização, alteração ou constituição de empresas, caiu de 60 dias para até 20 minutos.

O presidente da Jucis-DF também afirmou que o órgão saiu da última para a primeira posição em termos de celeridade em comparação às juntas dos outros estados. “Pautada no princípio da eficiência, a Jucis-DF passou a pactuar metas com seus servidores em 2021, o que gerou o reestabelecimento da excelência na média de processos analisados e, no primeiro quadrimestre de 2021, voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking de Juntas Comerciais por estado, com tempo médio de abertura de empresas de 1 dia e 11 horas”, explicou.

Ainda segundo o gestor, 70% das empresas do DF conseguem o licenciamento de forma automática, documento que hoje é isento de taxa para os microempreendedores individuais. Sobre a receita, ele afirmou que houve saldo financeiro de R$ 11,8 milhões em 2020, com estimativa de ultrapassar 16 milhões em 2021. Apesar da Pandemia, foram registradas mais aberturas do que fechamentos de empresa nos últimos dois anos, segundo Seriedine. “O empresário confiou no DF, viu a segurança jurídica, e tivemos sempre saldos positivos em relação a abertura e fechamento de empresas”, relatou.

#

Entre os desafios para a próxima gestão, ele apontou a aquisição de sede própria, a implantação definitiva do teletrabalho, a manutenção e fortalecimento de parcerias com o Sebrae e outras Juntas, bem como a implantação de novos serviços.

Concurso

A presidente da Comissão, Júlia Lucy (Novo), reconheceu os avanços, mas cobrou a realização de concurso público para o órgão que, segundo o presidente, tem 93%  dos seus 89 servidores em cargos de livre nomeação. “Ter um órgão, como um todo, composto por pessoas que não foram submetidas a um processo de seleção pública, de concurso público, é algo que a gente não pode aceitar como normal”, afirmou a distrital. Segundo José Fernando da Silva, as seleções consideram apenas a competência, negando haver indicações políticas. “É preciso ter muita coerência na contratação desses colaboradores que venham a integrar a Junta”, reforçou.

Leia Também:  Regularização do Residencial Mansões Paraíso, no Gama, é tema de audiência nesta sexta (11) às 19h

Lucy ainda pediu apoio aos gestores para o projeto de lei de sua autoria que torna gratuita a abertura de empresas no DF. Após reivindicação da distrital, os gestores se comprometeram em enviar com frequência relatórios à CDESCTMATC, sobre arrecadação, custos, melhorias e entraves aos serviços prestados. Também participaram da sabatina os deputados Rodrigo Delmasso (Republicanos), Daniel Donizet (PL) e Robério Negreiros (PSD).

Agência CLDF

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.