Cidade abandonada pela administração do Guará! O que era simples e feio agora ficou mais sem graça dizem moradores!

Guarᬠ頵ma excelente oportunidade para quem busca um im󶥬 pr󰲩o.

 

Letreiro na entrada da cidade recebe pintura branca sem nenhum capricho. Além de tudo, ainda é pichado por vândalos, como vem ocorrendo desde sua instalação Por Amarildo Castro – A obra parece simples e despretensiosa, fica na entrada do Guará II, mais especificamente no canteiro central na via Estrada Parque Guará (EPGU), bem ali perto do viaduto que dá acesso ao Zoológico de Brasília. Trata-se do Portal do Guará, melhor dizendo, o letreiro que ‘avisa’ a entrada da cidade. Por lá, nada mais que uma mureta de concreto de 40cm de largura por aproximadamente cinco metros de comprimento com cinco letras maiúsculas fixadas, onde se lê, GUARÁ é o chamariz para quem chega à cidade. Até aí sem novidades porque maioria das cidades do Distrito Federal tem algo semelhante, talvez com um pouco mais de requinte, mas é na prática, coisas similares.
Porém, desde que foi instalado entre novembro e dezembro de 2014,a singela obra sempre deu o que falar. “É feio demais, o Guará merecia algo melhor”, comentou à época o pioneiro da cidade, João Paixão. O ‘autor’ do trabalho, o então administrador Wagner
Sampaio rebateu: “Fiz o melhor, aproveitando um letreiro que estava abandonado no balão da entrada da cidade e ninguém nunca fez nada. Reutilizamos um bem sem gastos públicos”, disse.

Além da pintura sem vida que o letreiro recebeu recentemente, o pequeno pórtico ainda divide a atenção de motoristas com uma placa de trânsito: desordem Mas a falta de acento no último ‘A’, a vogal que compõe a palavra oxítona, e por isso se faz necessário o acento agudo deu mais o que falar. Depois de muitas críticas nas redes sociais ao ‘monumento’ e a
disposição de sua grafia com erro grave, a estudante universitária à época, Rayane Souza, cravou lá com as próprias mãos usando uma barra de concreto: ‘Agora tem acento’, depois de se irritar com a falta do acento na bendita vogal que encerra a palavra Guará. Então, ela
mesma, usando tinta com cores da bandeira do Guará, fez correção. Mais tarde, a própria administração local corrigiu a aberração.

 

Confira as BRONCAS dos moradores :

Vários moradores relatam o descaso da administração do Guará com a sua população!

Confira os áudios:

 

Desde então, mais de cinco anos se passaram, sem muita novidade ou alguma reforma que melhorasse o letreiro. Mas tema que causa polêmica, sempre dá o que falar. E agora a ‘bola da vez’ é a cor sem graça que a obra recebeu há pouco mais de uma semana. Em uma
despretensiosa pintura de meio-fios, feita com cal virgem white (branco em português), trabalhadores da Novacap cravaram a cor mais sem graça que o pequeno monumento poderia ter. Daí então, pessoas passaram a ligar para o Jornal GuaráHOJECidades
questionando o que poderia ter acontecido, pois acharam que conseguiram piorar o design do monumento.

Áudio 2:

Áudio 3:

Confira os videos enviados a nossa reportagem sobre o desrespeito a cidade do Guará pela administração ou será desadministração você responde ai nos comentários!

Em uma nota de repudio pela atitude da administração do Guará. Ao fechamento do Kartódromo do Guará-DF

NOTA DE REPÚDIO À ATITUDE DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO GUARÁ

Confira o texto na integra:

NOTA DE REPÚDIO À ATITUDE DA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO
GUARÁ

“Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais
perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação
autêntica é um dom para o futuro”.
(Albert Camus)
Inicialmente, destaca-se que o Kartódromo do Guará-DF sempre foi o palco de muitas alegrias, rivalidades e adrenalina. O referido cenário foi responsável pelo início de carreira de diversos pilotos, inclusive com participação na tão sonhada Fórmula 1, como por exemplo Nelsinho Piquet e Felipe Nars.
Além disso, é local frequentado por diversas lendas do automobilismo, tais como: Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, Vitor Meira, entre outros.
Consequentemente, o automobilismo é considerado como cultura e paixão
nacional do brasileiro.
Contudo, na data de 07/05/2020, para a infelicidade de muitos, a administração regional do Guará-DF enviou uma notificação, por debaixo de cada porta dos boxes, na qual ordenava a desocupação no prazo de 30 (trinta) dias de 51 (cinquenta e um) boxes.
Por conseguinte, em 15/05/2020, descumprindo o próprio prazo concedido, a própria administração regional soldou o portão de acesso ao Kartódromo de forma clandestina, acabando por ferir preceitos constitucionais do livre exercício do trabalho1
, bem como se apropriando indevidamente dos bens que ali se encontram.
A atitude da administração acabou por desrespeitar o princípio do contraditório e ampla defesa2 constitucionalmente garantidos, visto que já executou a determinação sem que houvesse defesa por parte dos integrantes do Kartódromo.

1 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;
2 LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;
Além disso, a administração do Guará-DF sequer se deu o trabalho de apresentar os motivos pelos quais não possui a intenção de renovar a concessão, lembrando que a motivação é requisito essencial dos elementos do ato administrativo, sendo certo que a administração somente é concedido o poder de agir dentro dos limites da lei3
, de acordo com o texto constitucional.
A bem da verdade, não há motivos para não haja uma renovação da concessão da utilização do espaço, pois há cerca de 48 (quarenta e oito) anos este espaço é exclusivamente utilizado para a prática de competições e treinos tanto de kart, quanto de direção defensiva pelo corpo policial.
Nesse sentido, nunca é demais lembrar que a prática das corridas de kart é considerada como esporte e a atitude da administração regional do GuaráDF é o mesmo que querer demolir o espaço do Ginásio Nilson Nelson.
O Kartódromo localizado no Autódromo Internacional Nelson Piquet encontra-se fechado, aguarda licitação para a continuação de suas atividades, por óbvio, o único local de Brasília que os praticantes do esporte possam realizar competição é no Kartódromo do Guará.
Em 1987, a UNESCO4 inscreveu a Capital Federal do Brasil como patrimônio histórico da humanidade, para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Tal atitude tem por objetivo permitir que o legado que recebemos do passado possa ser transmitido às futuras gerações.
Importante ressaltar que a referida administração esquece que são mais de 200 trabalhadores que não mais terão trabalho para sustentar suas famílias, além de pilotos que deixarão de praticar o esporte, tudo isso por uma atitude unilateral, sem qualquer tipo de fundamento e extremamente prejudicial para o automobilismo.
Difícil acreditar que a pista mais antiga de kart de Brasília vai deixar de existir por conta de uma decisão impensada. Igualmente é difícil de acreditar.

3 Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.
4 UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
que o Governador do Distrito Federal não tomará uma atitude e deixará que mais de 200 famílias sofram, bem como acabe com um patrimônio histórico e cultural de Brasília, uma vez que o kartódromo do Guará é referência e cartão postal da capital federal.
Não é preciso lembrar que o país encontra-se em estado de pandemia provocada pelo vírus Covid-19, o qual é responsável pelo aumento exorbitante do desemprego. Logo, a atitude desmotivada da administração tem o objetivo de subir ainda mais com a curva do desemprego.
Tarefa difícil acreditar que o Governador eleito com a ajuda da comunidade do Kartódromo venha a agir com a atitude de deixar pais de família desempregados e famílias à beira do desespero, sem saber de onde vão tirar seu próprio sustento e de sua família.
Além do mais, sabe-se que o país encontrará uma recessão na economia e é notório que a prática do automobilismo sempre foi de grande ajuda na movimentação da aquisição de bens e serviços o que, sem sombra de dúvidas, ajudará o Brasil a se reerguer quando o estado de pandemia acabar.
Não se vislumbra qualquer possibilidade de atuação do Governo do Distrito Federal senão o acolhimento da causa mais de 200 famílias que estão com chances reais de ficarem desamparadas pela inércia do Poder Executivo.
Encerrar as atividades do Kartódromo é o mesmo que enterrar as chances de vermos novos pilotos, agravar ainda mais a crise do automobilismo e acabar com uma paixão nacional.
Portanto, requer-se que seja revogada a atitude da administração pública, com a total anulação da decisão que determinou o despejo, bem como com a retirada da solda ilicitamente e clandestinamente efetuada, com o fim de se continuar com os trabalhos praticados normalmente neste Kartódromo do Guará.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.