Chuva faz governo antecipar Bolsa Família deste mês para MG, ES e RJ

Os beneficiários do Bolsa Família nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro já podem sacar o beneficio deste mês. A medida é uma resposta imediata do Governo Federal em decorrência dos estragos causados pelas fortes chuvas. Até o momento, 85 municípios já declararam situação de emergência ou calamidade pública em decorrência das tempestades que vêm atingindo o País.

Em fevereiro, o saque da parcela estará disponível a partir do dia 12 para todos os beneficiários do Bolsa Família 2020, desconsiderando o calendário oficial.
“Todas as catástrofes geram graves problemas, principalmente para as famílias que já estão em situação de vulnerabilidade, os mais pobres”, afirmou o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

O Ministério da Cidadania vai antecipar também uma parcela do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para moradores das cidades atingidas. Além disso, a pasta vai colaborar com investimentos para manutenção de abrigos de acolhimento. Para cada grupo de 50 pessoas desabrigadas ou desalojadas o município vai receber um montante de R$ 20 mil reais do Governo Federal.

“Com o tempo, será cada vez mais necessária nossa atuação para não deixar que essas famílias fiquem numa situação pior do que já estavam. É um trabalho contínuo, que vai garantir cidadania para todos”, garantiu Terra.

Integração

O ministro Osmar Terra esteve com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, durante reunião no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Brasília. Na ocasião, Canuto destacou que é fundamental integrar a força do trabalho para que  os resultados sejam obtidos o quanto antes, no auxílio a todas essas famílias.
“É fundamental essa articulação de vários órgãos federais, cada um na sua área, de maneira integrada desde o primeiro momento. É essencial que a informação flua, seja compartilhada e que cada ministério possa entregar a política mais necessária à população”, explica.

O secretário nacional do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra, está no Espírito Santo acompanhando a situação das quase 11 mil pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.