Automação nos serviços públicos afetará maioria das carreiras, diz Enap

Escola Nacional de Administração Pública conclui estudo que avalia o impacto da tecnologia no dia a dia do funcionalismo

 

A tecnologia mudou a forma do ser humano se relacionar com o mercado de trabalho. No setor público, não será diferente e as dificuldades podem ser ainda maiores. De acordo com o estudo inédito da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), obtido  nesta segunda-feira (23/12), a maioria da carreiras do setor público terá ao menos um impacto da automação. Considerando todas as 80 carreiras analisadas, o impacto mediano da automação é 0,14, sendo 1 o valor na qual a carreira será totalmente transformada.

A pesquisa utilizou dados do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017. Para otimizar os resultados, focou em 80 carreiras com o maior número de servidores. As ocupações escolhidas corresponde a 456 mil servidores, ou seja 84% do total.
Ao olhar para um recorte em que a modernização será alta e os servidores terão mais de 65 anos em 2032, o impacto em algumas ocupações pode chegar a 0,66. É o caso dos serventes de limpezas. Neste recorte também estão incluídos os agentes administrativos, auxiliar de serviços gerais e agente de operações de saúde.
No entanto, quando se olha apenas para carreiras nas quais o servidor lida diretamente com cidadãos, como professores, médicos e enfermeiros, é possível observar uma baixa modernização e a automação deverá ser mais complementar do que substituta. O impacto de automação na carreira de um enfermeiro, por exemplo, é 0,2. Já na carreira de professor de ensino superior é menor ainda: 0,03.
A pesquisa conclui que é necessária uma preparação para a modernização, caso os impactos de inovações no setor público se concretizem. Um dos preparativos é a qualificação e treinamento de servidores de carreiras que sofrerão mais influência de novas tecnologias.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.