As Griôs do Grupo Raíz – Grupo de advogadas negras fizeram homenagem à Dra Mônica Alexandre Santos, no Renascença, neste sábado.

 

O lugar selecionado para o almoço, regado com feijoada, para comemorar a atuação da Dra em defesa das advogadas negras, não poderia ser mais adequado: Renascença Clube, templo da resistência negra no Andaraí.

A advogada Mônica Alexandre Santos, teve o nome sugerido para o cargo de Diretora Executiva, na chapa de Luciano Bandeira – candidato à reeleição ao Cargo de Presidente da Seccional  OAB – Rio de Janeiro. A nova gestão pretende atuar mais ativamente na defesa das prerrogativas da advocacia, e em especial o comprometimento em fortalecer a diversidade de gêneros, com a presença de mulheres em sua equipe de atuação, garantindo e resguardando liberdades fundamentais.

Um manifesto, entregue ao atual presidente (candidato à reeleição) trouxe o nome da Dra Mônica Alexandre para compor a chapa. “Houve um movimento onde foi feito toda uma proposta para inclusão de negras em um patamar maior, com participação para cargos da diretoria e na ordem de maior visibilidade. Uma mobilização de mulheres, advogadas negras para maior participação na OABs em todas em todos os estados. Precisávamos que mesclasse um pouco a cara da ordem e ele concordou, foi dado para ele o manifesto, a qual ele se comprometeu com a paridade e estamos fazendo essa feijoada hoje em homenagem a Mônica e ao presidente”, Suely Beatriz Ferreira – OAB-RJ

“Acreditamos estarmos prontas a ombrear ao lado deste grande e ilustre advogado, que além de competente e altamente capacitado para o cargo, é fiel e cumpriu sua promessa de compor sua diretoria com mulheres negras, dando acesso e valorizando segmento da advocacia, amenizando invisibilidades, injustiças, preconceitos históricos. Quem pode construir o programa e a estratégia desse novo momento da OAB, ratificando nossas inclusões em suas lideranças, terão nosso total apoio. Mas nós, como Advogadas Negras conscientes, não queremos nos eximir em dar nossa contribuição, nesse momento histórico”, diversas advogadas assinam a carta, devidamente corroborado por movimentos sociais e lideranças negras. Como Edmee Ribeiro Cardoso, Suzi Clementino, Marinete da Silva (mãe de Marielle Franco), Lelinha (MNU), todas orgulhosas de sua raça e conquistas.

Por falar em conquistas, partiu do grupo reivindicar e destinar 50% das vagas para mulheres e 30% para pretos e pardos na composição das chapas para as próximas eleições. A entidade é a primeira no Brasil a determinar a igualdade de gênero e cotas raciais

Para o Prof .Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – “É possível e plausível uma OAB mais plural e representativa, com igualdade, oportunidades e avanços nas conquistas das pautas femininas”, alegou o sacerdote. 
 
Na sexta (24), esteve na filiação de Orlando Zaccone, do PDT do RJ. O ato contou com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e do pré-candidato à Presidente da República, Ciro Gomes.

O Delegado da Polícia Civil do RJ,  Orlando Zaccone, de 53 anos, formalizou sua filiação ao PDT, no Tijuca Tênis Clube (ZN). Coordenador nacional do movimento “Policiais Antifascismo”, tem levantado bandeiras pela desmilitarização das polícias, a unificação das corporações e o combate ao extermínio da população negra e pobre por todo do país, e contrário às investidas da bancada evangélica no governo Bolsonaro.

Ciro expôs algumas propostas do Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) e como não poderia ser diferente, abordou a crise conjuntural brasileira. “Todos nós viemos para celebrar esse momento, porque esse movimento pra nós, representa um punhado de coisas extremamente transcendentais. A sua filiação ao nosso partido acontece em que a política como linguagem da democracia está sofrendo uma desmoralização generalizada”. Pontuou, e ainda acrescentou que a polícia é a que mais morre e que a que mais mata, ressaltando que é preciso mudar este cenário e ter um grande esforço para recuperar o País.

Segundo Lupi, a entrada do delegado foi bem vinda. A deputada estadual Martha Rocha parabenizou Zacconne como profissional, e salientou a integridade do agora parceiro de partido, quando ela era delegada e chefe da Polícia Civil.

Ivanir dos Santos fez uma breve explanação de sua história, ex-interno da Funabem, trouxe como exemplo a sua trajetória, etapas vividas e como enfrentou as sutilezas do racismo estrutural, assim como violência policial. Pontuou para uma política nova de segurança, que leve em conta tratar os negros e pobres das favela e periferia como cidadãos, assim como preconizou Brizola, que tinha como máxima proteger da violência policial: os moradores das favelas na época ainda não denominadas “comunidades”. Na contramão das estatísticas, Ivanir é hoje uma referência internacional, pós-doutor em História Comparada pela UFRJ, conselheiro do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR). Em tempo, o babalawô recebeu Ciro em sua casa na Mangueira (em 12 de Julho), onde foi convidado como coordenador do programa de governo do candidato.

Para o cicerone da noite, é pré-candidato a deputado federal – “Fico muito feliz de estar com todos vocês nesse momento de filiação ao PDT. É uma honra poder ter essa oportunidade”, pontuou Zaccone, rememorando o trabalho pioneiro construído por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro e também brincou com o lançamento da cerveja Cirão da Massa. A noite foi de confraternização, com show com uma pegada nordestina, onde até contou com a participação no palco de Ciro Gomes dando uma palinha na música “Espumas ao Vento” (Fagner).

O encontro contou ainda com as participações de lideranças nacionais do partido, o presidente do Movimento Negro no Rio – Negrogun,  coordenador municipal de Trabalho e Renda – Brizola Neto, incluindo os deputados federais Chico D’Angelo (RJ), Paulo Ramos (RJ) e Mário Heringer (MG); o deputado estadual Goura (PR); Secretário nacional de Criatividade e Inovação da FLB/Alberto Pasqualini – Leonardo Lupi, o secretário de Ciência e Tecnologia – Caio Vianna, Alex Chuvas – EDUCAFRO, entre outros. Assim como artistas, como o cantor Tico Santa Cruz.

 
Fotos de Rozangela Silva
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.