Aniversário de Planaltina: artesãos da cidade prestam homenagem a profissionais da saúde

0

Ação integra atividades da “Feira Cultural de Planaltina – edição Artesanato em Casa”, que será realizada em setembro

Cidade mais antiga do Distrito Federal, Planaltina completa 162 anos nesta quinta-feira (19). Para celebrar a data, artesãos da cidade irão presentear a equipe do Hospital Regional de Planaltina com 33 peças de artesanato local. O evento ocorre às 17h, no HRP e é a primeira ação da “Feira Cultural de Planaltina – edição Artesanato em Casa”, que será realizada de forma online em setembro.

O objetivo da iniciativa é trazer o reconhecimento do esforço da equipe de saúde da cidade para enfrentar a pandemia, apesar das condições insalubres. “Toda homenagem que fizermos, hoje, aos profissionais de saúde ainda é pouco. Eles merecem muito mais pelo trabalho incansável que vêm exercendo para salvar vidas”, destaca a presidente da Associação dos Artesãos de Planaltina, Lira Antônia.

Planaltina enfrentou um dos períodos mais difíceis de sua história em meio à crise de saúde causada pela Covid-19. Com apenas um hospital funcionando 24h, que só recebeu leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após o agravamento da pandemia, a cidade chegou a registrar, em abril deste ano, taxa de mortalidade superior à média nacional – 3%, enquanto o Brasil registrava 2,5%.

FEIRA CULTURAL DE PLANALTINA

Tradicional no calendário de eventos da cidade, a Feira Cultural de Planaltina está em sua quinta edição e tem como proposta fortalecer os trabalhos autorais dos artesãos, resgatando a tradição local e valorizando a identidade cultural da cidade.

Entre os dias 06 e 16 de setembro, a programação da Feira vai oferecer oficinas de artesanato, que serão exibidas no canal do Instituto Latinoamerica no YouTube. Entalhe em madeira, pintura à mão livre, marchetaria, bordado e crochê são algumas das técnicas que serão abordadas nos encontros online.

De 18 a 26 de setembro, o público poderá conferir presencialmente a exposição de artesanato no Museu Artístico e Histórico de Planaltina. “Nosso maior objetivo é reconhecer e divulgar o artesanato típico de Brasília. Todos os estados têm artesanato referência, mas, aqui, ainda estamos construindo essa identidade”, explica Lira Antônia.

A visitação à exposição será realizada de acordo com as medidas de segurança para conter a pandemia, com restrição de público para evitar aglomeração, aferição da temperatura e distribuição de álcool gel.

A “Feira Cultural de Planaltina – edição Artesanato em Casa” é realizada pelo Instituto Latinoamerica, com produção da Rel Produtora Multidisciplina, fomento da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e apoio da Administração de Planaltina.

SERVIÇO:

Feira Cultural de Planaltina – Aniversário de Planaltina
O que: Homenagem à equipe de saúde do Hospital Regional de Planaltina
Quando: 19/08. Quinta-feira, às 17h.
Onde: Hospital Regional de Planaltina

 

Feira Cultural de Planaltina – edição Artesanato em Casa
Quando: Oficinas – de 06 a 16/09. | Exposição – de 18 a 26/09
Onde: Oficinas – canal Insituto Latinoamerica no YouTube | Exposição: Museu Artístico e Histórico de Planaltina
Quanto: entrada franca

anuncio patrocinado
Anunciando...