A semana foi bem agitada para o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos. Esteve com Lupi – PDT,  com Marcelo Dias e Mônica Francisco, na Alerj  e recebeu o Movimento Cultural Darcy Ribeiro, na Mangueira.

 

A capacidade de diálogo do sacerdote é considerada hoje uma referência nacional, sempre dando o norte para diversas frentes de trabalhos e traçando metas e perspectivas para garantir a promoção da igualdade racial e o combate à intolerância religiosa.

 

Com Lupi no PDT

O Prof. Dr. Babalawô esteve na central do PDT RJ, na Rua do Teatro, no Centro, com o presidente nacional do partido – Carlos Lupi e com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro – CEDINE e do Movimento Negro PDT-RJ. No encontro, foi discutido o desdobramento para à coordenação do programa de governo do candidato à Presidência da República, Ciro Gomes e para o candidato ao Governador do estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves.

 

“Venho buscado produtivas alianças em todos os sentidos pela inclusão do povo negro na conjuntura política e processos para o combate à discriminação racial, assim como a intolerância religiosa, desenhando uma construção efetiva”, pontuou Ivanir dos Santos.

 

Lupi ressaltou o simbolismo que Ivanir dos Santos representa e suas estratégias, e claro, como isso pode ganhar corpo. “Por meio da política e da educação, vamos dar voz e avançar no plano de governo, delineando um trabalho forte do PDT”, atestou na conversa. 

 

Esteve com Marcelo Dias na Alerj. 

Outra agenda promissora foi composta dessa vez, com o Dirigente Nacional do Movimento Negro Unificado / MNU e Membro do Fórum de Juristas Negras e Negros, Marcelo Dias, na nova sede da Alerj, na Rua da Ajuda, também no Centro do Rio.

 

O Prof. foi convocado para ajudar na nova edição e atualização do livro: Leis, Decretos, Dispositivos e Fatos – Livro Direitos Afro. O livreto, é um instrumento de estudo para advogados e militantes do movimento contra o racismo, contém trechos de documentos internacionais e nacionais que tratam da questão, além de legislação sobre o tema. 

 

“Este trabalho é mais uma arma para ajudar a promover a igualdade racial. Nele estão contidas informações sobre a luta do nosso povo ao longo da história”, atestou Marcelo Dias.

 

Como a Deputada Mônica Francisco. 

Outro conversa no decorrer da semana, ficou por conta do bate papo com Mônica Francisco (PSOL). Mulher negra, evangélica e oriunda da periferia, nascida no Borel (ZN), a Deputada Estadual conhece como ninguém as antigas lutas da população negra. 

 

A parlamentar resume o teor da conversa em sua fala: “Uma honra receber o Ivanir, professor, doutor e babalawô aqui no nosso gabinete para pensar a política racial, a política étnico-racial no âmbito do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Fundamental por sinal, a gente acabou de sair da reunião da CPI, contra a intolerância religiosa, é preciso avançar nessa pauta”.

  

Para o babalawô, ter ao lado Mônica Francisco é significativo: “É preciso construir e acima de tudo fortalecer a presença de negros e negras na política, nos espaços de decisão. Assim como traçar novas diretrizes da política institucional no Brasil”. A pauta foi acompanhada por Marcelo Santos (CEAP) e Kainan Machado (Assessor Parlamentar de Mônica Francisco). 

 

Movimento Cultural Darcy Ribeiro do PDT.

A semana ganhou ainda conversa com integrantes do Movimento Cultural Darcy Ribeiro do PDT. Ivanirs recebeu em sua casa na Mangueira, Roberto Viana Jr (Presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro), André Carcará (Presidente Estadual do MCDR do PDT), Kátia Regina e Mariana Cardim, ambas do MCDR RJ. O Movimento lançou esse mês uma campanha para engajamento nas redes sociais para receber projetos e ideias dos novos militantes e assim, fortalecer ainda mais o movimento em todo Brasil.

O norte da conversa teve como base a cultura, e a desconstrução do racismo e a importância de uma construção de uma política permanente nos movimentos sociais. Ivanir ganhou o livro – Antologia “Se tens um dom, seja!” (Brunetts / Volume 3), de Kátia Regina, que participa com um poema. Marcelo Santos, também estava na agenda. 

 
E assim, novas estratégias e mecanismos de trabalhos são moldados.
 
Fotos de Rozangela Silva
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.