A Industrialização deve ter uma atuação forte do Estado, garante Lula

Em evento de lançamento da nova política pública de reindustrialização do país, Lula aponta que o caminho para o desenvolvimento passa pelo financiamento estatal da indústria nacional

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou, nesta segunda-feira (22/1), durante o lançamento do programa “Nova Indústria Brasil”, a importância de o país constituir uma política industrial inovadora. Para o petista, isso é necessário para que o país “possa superar, de uma vez por todas, o fato de o Brasil nunca ser um país definitivamente grande e desenvolvido”. “Estamos sempre na beira, mas nunca chegamos lá”, apontou o presidente, que também comentou sobre os dados da economia.

“Nós tínhamos chegado a ser a sexta economia, recuamos para a décima-segunda (posição). Agora, voltamos para a nona, mas não é porque nós crescemos muito, é porque as outras (economias) caíram, isso não é motivo de orgulho”, ponderou Lula sobre o resultado positivo na economia em seu primeiro ano de governo.

Para o presidente, a única forma de garantir um crescimento econômico sustentável é a partir da reindustrialização, que deverá ter forte participação de financiamento público. “É muito importante o Brasil voltar a ter uma política industrial inovadora, digitalizada, e que a gente possa vencer essa situação de o Brasil nunca ser um país industrializado”, reforçou.

“Nós precisamos fazer com que os empresários brasileiros acreditem no Brasil. Uma coisa que o Rui Costa (ministro da Casa Civil) disse e que nós temos que levar em conta, para que o Brasil se torne competitivo: O Brasil tem, muitas vezes, que financiar aquilo que o país quer exportar”, ressaltou o presidente.

Na fala, Lula fez questão de cobrar dos ministros que as metas definidas no novo programa de industrialização sejam efetivamente cumpridas, e pediu atenção especial do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, que coordena a iniciativa.

“O problema não termina aqui, ele começa aqui, nós temos ainda três anos pela frente e, daqui a três anos, nós temos que ter o que apresentar para a população”, enfatizou Lula.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.