Relatório de vendas: 3 motivos para ter o do seu negócio

Close-up of business team using digital tablet with financial diagram

Fazer um relatório de vendas periodicamente é muito importante para acompanhar resultados mensuráveis de seu negócio.

Dentro de uma empresa, uma das principais funções dos colaboradores é vender, pois é daí que provém os lucros da organização. Isso, entre outros aspectos, garante a sobrevivência do negócio no mercado.

Dessa forma, é fundamental que esse processo seja feito com planejamento estratégico, e os relatórios de vendas têm um importante papel nesse quesito.

É preciso ter em mente que a atividade de vendas está em constante evolução e seus clientes acompanham essa curva, exigindo sempre novas formas de abordagem e de relacionamento para escolherem sua empresa e não as concorrentes.

Visando mensurar essas exigências dos clientes, entre outros fatores, é extremamente importante para qualquer profissional de vendas acompanhar resultados quantificáveis e mensuráveis. Perceba a importância de elaborar e acompanhar os relatórios de vendas.

Neste artigo vamos entender melhor qual é o papel efetivo do relatório de vendas em uma empresa, como um negócio de empilhadeiras elétricas.

Vamos entender como criar esse documento, quais dados devem ser analisados e ver 3 motivos para não deixar de fazer seu relatório de vendas. Acompanhe e confira.

Qual é o papel do relatório de vendas?

Esse documento tem um importante papel nas organizações, uma vez que são úteis não apenas para o setor comercial, mas também para outras áreas de sua empresa.

Por exemplo, seu relatório de vendas pode incluir informações relevantes e úteis para o departamento de marketing.

Com base nos dados e informações ali presentes, o setor poderá produzir peças publicitárias e anúncios que correspondem ao que é desejado pelos clientes, uma vez que você tem mais conhecimento sobre as necessidades e anseios de seu público.

O setor de cobranças é outra área de sua empresa que pode ser beneficiada com o relatório de vendas. Eles poderão ter acesso a uma listagem completa das vendas realizadas em determinado período.

Com isso é possível agilizar a abordagem para que todos os clientes paguem pelo controle de ponto eletrônico biométrico comprado ou por algum serviço que foi contratado, evitando assim as inadimplências.

Podemos concluir então que o relatório de vendas contribui para a boa saúde financeira de sua empresa. Nesse ponto, destacamos também que esse documento contribui para a tomada de decisões estratégicas.

Isso ocorre porque de acordo com as métricas obtidas em um determinado período, o gestor pode verificar o que deu errado e o que deu certo, reestruturando o planejamento estratégico nos pontos destacados.

Para que você entenda melhor, um relatório de vendas deve ser uma compilação de dados relacionados ao que foi vendido por sua empresa em determinado período, para que a organização consiga ter controle sobre a distribuição dos itens e os lucros que eles trazem.

Os dados específicos de sua empresa devem ser dispostos em relatório com um propósito muito importante: o de apresentar uma visão sistemática para entender e avaliar parte do processo ou ele todo.

Sem dúvidas, todo negócio que queira manter-se saudável precisa fornecer relatórios de vendas específicos baseados em metas pré-estabelecidas, não havendo a necessidade de desenvolver regras para a frequência dos relatórios de vendas.

Visando definir o período para o qual um relatório de vendas é necessário, é preciso considerar:

  • Qual é seu nicho de atuação;
  • A disponibilidade dos dados que compõem o documento;
  • As necessidades da empresa;
  • O objeto do seu relatório.

Um empreendimento que trabalha com distribuição de relógio de ponto digital pode se beneficiar muito com um planejamento estratégico que inclua a elaboração periódica de relatórios de vendas.

Como criar um relatório de vendas eficiente?

Para poder criar seu próprio relatório de vendas, é importante seguir um passo a passo básico para não deixar passar nenhuma informação relevante. Pontuamos a seguir algumas dicas úteis de como fazer um relatório de vendas eficiente.

Registre apenas as informações relevantes

Analise o que realmente é importante para o processo, evitando perder muito tempo com registros irrelevantes. Não perca tempo preenchendo informações desnecessárias.

Padronize os seus relatórios

O recomendado é que os relatórios de uma empresa de limpeza terceirizada tenha um layout padrão, devendo ser seguido por todos os vendedores da organização.

Dessa forma fica mais fácil encontrar informações e coletar dados de forma ágil para definir suas métricas.

Inclua metas

Com uma finalidade comparativa, é fundamental incluir metas nos relatórios. Assim, o vendedor pode entender o que se espera dele e, caso não seja possível bater as metas, cada um deve buscar meios para tornar isso possível.

Defina prazos

É importante que os vendedores criem uma cultura de descrever suas tarefas, e a inclusão de prazos para a entrega do material é essencial.

Dessa forma, todos terão uma data para produzir os relatórios, de forma a não postergar as entregas para datas que vão além do que é exigido pela empresa.

Quais métricas e dados devem constar?

Cada empresa terá seus dados e métricas específicas, uma vez que cada negócio tem suas necessidades únicas, como um empreendimento de empréstimo para empresa.

Pontuamos a seguir algumas das principais métricas que geralmente estão presentes em relatórios de vendas de diversas áreas.

Taxas de conversão

Essas taxas têm o objetivo de fazer com que sua organização entenda qual é o retorno dos investimentos realizados, incluindo tanto dinheiro, quanto tempo e força de trabalho.

Desde o primeiro momento que uma pessoa toma conhecimento dos serviços ou produtos oferecidos por uma empresa, ela entra em um processo chamado funil de vendas. O funil tem uma série de etapas até que a venda seja efetivada.

Dessa forma, as taxas de conversão demonstram quantas das pessoas que ingressaram em seu funil de vendas chegaram até o final e se tornaram clientes da empresa.

Ticket médio

Essa métrica indica se a empresa está tendo prejuízos ou lucros, demonstrando o valor médio de compras que cada cliente faz em sua empresa.

Visando fazer esse cálculo, você deve dividir o faturamento bruto da organização pelo volume de vendas ou o total em dinheiro dividido pelo número de clientes atendidos no período por seu negócio de despachante aduaneiro.

Quantidade de negócios fechados

Os relatórios de vendas também devem conter a quantidade de vendas realizadas por dia. Caso as metas não sejam cumpridas, é preciso avaliar quais fatores são responsáveis por isso.

Interações realizadas

Outros dados importantes para uma organização é a quantidade de interações realizadas, como visitas a clientes, ligações telefônicas realizadas ou e-mails enviados.

Com isso é possível identificar quais abordagens são mais eficientes com seu público, bem como ter a percepção se é necessário diminuir ou intensificar as interações agendadas.

Com base nesse tipo de informação, é interessante identificar qual desses canais é mais eficiente e traz mais vendas para sua organização de teste de estanqueidade.

Ferramentas que podem ajudar nessa construção

Existem algumas ferramentas disponíveis para tornar os relatórios de vendas mais precisos, mais rápidos e com menos erros.

Muito utilizado pelas equipes de vendas, o CRM se destaca entre essas ferramentas, uma vez que automatiza muitos pontos para que você consiga produzir relatórios com mais facilidade.

Com ele, atividades como e-mails enviados, telefonemas e reuniões agendadas podem ser gravadas automaticamente. No CRM também é possível que os vendedores incluam notas personalizadas para cada transação em andamento.

Dessa forma, muitas métricas podem ser rastreadas no CRM, e elas podem ser incluídas em relatórios de vendas.

Ali cada vendedor consegue visualizar informações como o número de oportunidades no funil de vendas, o volume de vendas por semana e a taxa de conversão.

3 razões para fazer seu relatório de vendas

O primeiro ponto está no fato dos relatórios de vendas serem úteis para as mais diversas áreas de sua empresa, não apenas para os departamentos comerciais. 

Como vimos, esse documento pode trazer informações úteis para o departamento de marketing e de finanças, entre outros.

Outra razão está na importância de saber para onde estamos indo e o que é preciso fazer para melhorar. Esses dois pontos tornam a medição de resultados extremamente importante para qualquer empresa.

O terceiro ponto é que mais importante do que fazer essa medição, é conseguir medir os resultados de forma correta.

Afinal de contas, se você não acompanha o desempenho de vendas corretamente, normalmente se cria uma falsa segurança para toda a organização emissora de certificado digital a3.

Nesse cenário, você pode dar a impressão errada de que está no caminho certo, e esse é outro ponto fundamental de sempre analisar os relatórios de vendas.

Considerações finais

Neste artigo certamente você percebeu como o relatório de vendas se mostra como um excelente aliado para mapear a produtividade de sua empresa.

Tendo em mãos um documento objetivo e bem elaborado, torna-se possível identificar pontos fortes e fracos do setor de vendas e estabelecer um plano de ação eficiente e realista para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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