O que é dropshipping: vantagens e desvantagens do modelo sem estoque

dropshipping

O dropshipping é um modelo de venda de produtos sem o estoque, ou seja, a partir de encomendas ou outras técnicas. 

É uma solução para driblar os aluguéis de cidades super populosas, que costumam ser altos, além de trazer diversos benefícios para as empresas.

Aliado aos fatores negativos, estão os positivos, que são os estoques cada vez mais rotativos e que não necessitam de um espaço físico. 

Com a expansão do uso da internet, as lojas vendem seus produtos rapidamente, pois agora atingem uma porcentagem maior de pessoas. 

As lojas virtuais estão tomando conta do mercado, pois com o crescente uso de aparelhos conectados a internet, como os smartphones e os tablets, as compras agora são feitas de maneira prática e rápida.

Muitos empreendedores acreditam que por possuírem uma empresa pequena, com pouco espaço para estoque, e sem limpeza carpete não podem abrir uma loja on-line. 

Entretanto, não é bem assim, com a existência do dropshipping é possível que um empreendedor com uma loja de pequeno porte consiga ir expandindo o seu negócio com poucos custos. 

Dessa forma, o objetivo desse texto é apresentar o que é dropshipping, quais são as vantagens e desvantagens em utilizá-los.

O que é dropshipping?

Dropshipping é um termo em inglês formado por duas palavras: drop, que traduzido para o português significa largar e shipping, um verbo para remessa ou envio. 

Portanto, ao traduzir dropshipping para algo que faça sentido no português, o termo significa “sem preocupação com o envio”. 

Dessa forma, dropshipping é o processo logístico de abrir uma loja virtual sem reservar um espaço de armazenamento para os produtos que serão vendidos, ou seja, sem estoque de lona de circo para festa, por exemplo. 

Atualmente, é uma estratégia aplicada principalmente por lojas online, devido aos seus diversos benefícios. 

Como funciona o dropshipping? 

O dropshipping é realizado, em principal,  por lojas que intermediam vendas, sendo o fornecedor responsável por produzir, armazenar e transportar o produto até o consumidor final. 

O intermediário irá apenas fornecer o catálogo de seus produtos em seu site, mas o cliente não poderá retirar imediatamente esse produto, pois não estará em estoque. 

Após o cliente escolher a bateria estacionária para som automotivo que deseja adquirir, o funcionário irá realizar uma compra no fornecedor, e só assim o fornecedor irá embalar e entregar o produto. 

Entretanto, na maior parte das entregas o produto chega a casa do cliente rapidamente, pois os fornecedores possuem um sistema sofisticado de logística e uma equipe qualificada. 

Diante desses trâmites, algumas perguntas surgem, por exemplo, como funciona o lucro de ambas as empresas e se isso é benéfico para ambas.

A resposta é sim, pois ambas assinam termos previamente acordados, estipulando os valores que devem ser cobrados do consumidor final e o lucro de cada uma. Inclusive, o lojista paga o preço da compra de atacado do fornecedor. 

Comprar em atacado geralmente possui valores menores, pois uma grande quantidade de unidades de tinta demarcação viária são vendidas de uma vez, por exemplo. 

A etapa de venda possui suas peculiaridades, e trabalhar com a venda e fabricação de produtos exige muito de uma empresa, como a expansão da equipe, treinamentos constantes, um maior investimento em outras áreas, entre outros fatores. 

Às vezes, trabalhar com esses dois setores não compensa para muitas empresas, sendo mais simples e lucrativo vender para uma segunda empresa o item ao invés de vender para o consumidor final. 

O mesmo vale para empresas que apenas vendem, produzir objetos é algo extremamente complexo e caro. 

Que exige maquinários, mão de obra especializada, matéria-prima, poço artesiano manual, equipes de produção e controle de qualidade, dentre outros inúmeros fatores. 

Portanto, o dropshipping é uma tática de estoque lucrativa para ambas as empresas que participam desse processo logístico. 

Quais os benefícios em utilizar dropshipping? 

O dropshipping traz diversos benefícios para as empresas que os adota, sendo alguns deles listados abaixo: 

  • Redução de custos; 
  • Facilitação dos processos; 
  • Variedade de produtos a venda; 
  • Flexibilidade. 

Todas essas vantagens aliadas influenciam positivamente na decisão de diversos empreendedores mundialmente. 

Redução de custos 

A principal vantagem é a redução de custos, tanto com aluguel de espaços destinados a estoque, quanto mão de obra para gerenciar a logística de entrega e recebimento desses produtos. 

Quando uma empresa possui um estoque ela precisa de funcionários para receber, embalar e transportar os estrado plástico 50x50x5, se esse for o item comercializado. 

Além de mão de obra especializada em logística e controle de qualidade, para verificar a qualidade dos itens  fornecidos e gerenciar softwares e equipes. 

Os custos baixos possibilitam que empresas pequenas comecem a sua loja online com menor investimento, e consequentemente mais segurança financeira. 

Facilitação dos processos 

Outra vantagem é a facilidade dos processos, pois não é necessário gerenciar toda uma equipe para entregar o produto ao consumidor final, basta acionar a empresa fornecedora, que irá cuidar dessa etapa. 

Sendo assim, as etapas de produção, venda e entrega agora são distribuídas entre duas empresas ou mais. 

Variedade de produtos 

A variedade de produtos que estão à venda aumenta, pois agora o lojista não precisa se preocupar com o espaço e as condições de armazenamento de seu estoque. 

Abrindo a possibilidade de realizar compras de diferentes fornecedores, cada um com suas especialidades. 

Flexibilidade 

O dropshipping permite que o empreendedor tenha maior flexibilidade, tanto em questões sobre o ambiente de trabalho quanto em contratação de fornecedores.

Basta apenas um computador conectado à internet para que as vendas comecem a ser efetivas, ou se a empresa for maior, escritório em locais caros da cidade podem ser uma opção, já que a empresa não gasta mais dinheiro com espaços de estoque. 

Quais as desvantagens de utilizar dropshipping? 

Apesar do dropshipping ser bom em diversos aspectos, alguns pontos negativos pode afligir o empreendedor, como: 

  • Baixa margem de lucro;
  • Maior demora de entrega; 
  • Problemas com devolução de produtos; 
  • Maior tributação de produtos.

Essas 4 desvantagens podem influenciar negativamente nas escolhas sobre adoção do dropshipping, entretanto, é necessário colocar na balança a implementação ou não dessa técnica de estoque. 

Baixa margem de lucro

Como a loja responsável pela venda é apenas intermediária do processo, o lucro costuma ser menor que o da fabricante, girando em torno de 20% a 30%. 

Um dos principais motivos é também a concorrência elevada nesse setor, pois atualmente diversas empresas surgiram no mercado realizando esse tipo de negócio. 

Maior demora de entrega

Um outro ponto é a lentidão dos serviços, pois é necessário entrar em contato com outra empresa para finalizar o pedido do cliente. 

Às vezes, essas empresas estão situadas em outros países, o que torna ainda mais lento o processo de venda. 

Sem contar que o empreendedor que escolhe o modelo dropshipping que está à mercê do processo logístico de outra empresa, que às vezes não é tão eficiente. 

Problemas com devolução de produtos

De acordo com a lei, o consumidor pode se arrepender de ter comprado um item e devolvê-lo para a loja, dentro do prazo estipulado. 

Há também os casos em que o produto vem com defeitos de fabricação, e precisam ser devolvidos para a empresa. 

Esse processo de devolução se torna muito mais complexo, assim como uma limpeza a seco sofá, pois agora o lojista terá que ser intermediário desse processo, tendo em vista que o fornecedor não entra em contato com o cliente. 

Portanto ,devoluções de produto geram prejuízos para os lojistas, além de muita dor de cabeça para o consumidor final. 

Maior tributação de produtos

Outro ponto a se destacar é que muitos produtos são importados, ou seja, são encomendados de outros países. 

Por exemplo, se a empresa comprar cortina blackout em tecido da Rússia, ela está fadada às tributações, gerando um aumento nos custos da empresa com aquele produto. 

Considerações finais 

Portanto, o dropshipping é uma estratégia de estoque inovadora, que facilita a distribuição e venda de produtos no mundo inteiro. 

Ele garante aos pequenos empreendedores que sua loja possa iniciar sem um espaço destinado ao estoque, reduzindo os custos da empresa e trazendo diversos outros benefícios, como a possibilidade de ofertar produtos diferentes. 

Entretanto, o dropshipping também apresenta algumas desvantagens, como a margem de lucro menor, possibilidade de tributações, os problemas com devoluções e a maior demora de entrega, dependendo do fornecedor escolhido. 

Esse texto auxilia um empreendedor a compreender esses fatores e decidir se implementa ou não essa técnica em sua loja, escolhendo o modelo de estoque que maior agrega no seu negócio e possibilita a maior geração de lucros. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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