É possível unir o meio ambiente ao mundo corporativo?

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A relação harmônica entre o meio ambiente e organizações é um tipo de assunto que conta com uma importância cada vez maior dentro do mercado, levando em conta a proximidade da sociedade ao tema ambiental, em busca de cuidar do planeta.

Uma característica que acaba sendo repassada também ao mercado, já que de uma forma geral esse setor trabalha justamente para responder a qualquer tipo de necessidade apresentada pelo público, oferecendo então soluções de utilidade para um mercado.

Tudo a levar em conta a proximidade a ser trabalhada pelo setor comercial com os seus clientes, pois quanto maior for essa conexão, maiores serão os resultados alcançados por qualquer tipo de empreendimento dentro do mercado de forma geral.

Destacando assim a aproximação do público com diferentes atividades do mercado que possam estar atrelada ao setor do meio ambiente, com um destaque específico para a adoção de certas estratégias voltadas a garantir a preservação desse campo natural.

Como na relação a ser estabelecida pela área de construção com os serviços oferecidos por uma empresa especializada em licenciamento ambiental. Companhia responsável por garantir com que algum tipo de obra seja realizada sem nenhum dano ao ambiente.

Uma característica que pode ser procurada por um indivíduo que se encontra no processo de encontrar um novo imóvel para morar, e caso alguma irregularidade nesse sentido seja contratada, é possível até mesmo que esse comprador em potencial desista de um negócio.

Tudo por meio da importância que vem sendo dada ao meio ambiental como um todo, tanto por parte do público como pelo mercado em si, já que ambos trabalham com o objetivo de oferecer e procurar por serviços que não trazem nenhum tipo de prejuízo para essa área.

O que nos leva ao crescimento de uma procura por diversos selos de segurança ambiental que podem estar estampados na embalagem de um produto, como em um embrulho de papel feito a partir de materiais recicláveis.

Adequações específicas que são importantes para o mercado assim como um ASO atestado de saúde ocupacional é requisitado para que um profissional possa retornar ao trabalho após um período afastado por causa de algum acidente.

Situação que acaba por explicar a necessidade do mercado em saber como trabalhar ao lado da causa ambiental. E antes que essa pergunta seja feita, sim, é possível alinhar esses dois campos, tudo a partir do uso de uma estratégia em particular.

Aplicando um tripé de sustentabilidade

Por muitos anos a busca por adaptar os serviços de uma empresa para reduzir os seus impactos ambientais eram negligenciados por causa do alto custo associado à prática de atividades que sejam positivas tanto ao mercado como ao meio ambiente.

No entanto, esse custo atualmente precisa ser considerado por parte das empresas, diante da procura cada vez maior do público por todo tipo de adequação à área ambiental, ao ponto de deixar de consumir algo caso esse produto tenha algum impacto natural.

Inclusive, expor ao público o empenho de uma companhia em trabalhar com a sua adequação ao meio ambiente pode até mesmo ser uma forma de garantir a atenção do mercado, obtendo assim novas oportunidades no seu meio comercial.

E se tal alinhamento se mostra necessário, é importante então que uma companhia saiba como trabalhar com tal aplicação dentro dos seus negócios. Algo a ser melhor especificado através do uso de um conceito conhecido no mercado como Triple Bottom Line.

Essa ideia, referenciada na indústria nacional como um tripé da sustentabilidade, trabalha a partir do alinhamento de três elementos específicos associados ao mundo corporativo, que é o lado econômico, social e ambiental.

Conceitos trabalhados por uma empresa que realiza análise de biogás, em busca de ampliar a procura pelos seus serviços, ao se tratar de um negócio voltado justamente a garantir a qualidade natural de um produto extraído do meio ambiente.

Um tripé que funciona a partir do conceito de 3 Ps, People, Planet e Profit, termos respectivamente associados a Público, Planeta e Lucros. Um tripé que precisa ser trabalhado em conjunto para que uma empresa alcance bons resultados.

Tudo através da atenção a ser dada para cada uma das áreas associadas a esse tripé. 

Lado social

Trabalhar com o lado social em uma empresa garante que ela possa ser vista de forma mais humanizada por parte do público, o que pode levar a uma relação mais aprofundada a ser estabelecida entre um negócio e sua audiência.

Isso através de um número de benefícios que devem ser disponibilizados ao público interno de tal companhia, sendo possível destacar alguns como:

  • Remuneração adequada;
  • Flexibilidade no trabalho;
  • Apoio aos profissionais;
  • Suporte à diversidade.

Tópicos que podem melhorar até mesmo a qualidade do serviço apresentado por quem trabalha com algo voltado à manutenção de um local, como na realização de uma investigação preliminar de passivo ambiental.

Lado econômico

Parte do tripé sustentável que mais chama a atenção por quem administra um negócio, o lado econômico de uma companhia, nesse sentido deve estar voltada a algo além dos seus lucros almejados e alcançados.

Sendo importante também observar algumas características mais particulares, como:

  • Orçamento disponível;
  • O número de investimentos;
  • Gastos gerais da companhia;
  • Responsabilidade fiscal de um negócio.

Todos esses são tópicos que precisam ser bem gerenciados por parte de um empreendimento de forma que ele se mantenha como um negócio viável, na mesma medida em que trabalha para responder positivamente ao ambiente e ao seu público.

De forma até mesmo a trabalhar melhor com a divulgação dos seus produtos, quando se fala de um distribuidor de bomba dosadora de cloro, por exemplo.

Lado ambiental

Quando se fala sobre as responsabilidades ambientais de um negócio é possível pensar no uso de materiais recicláveis, além de outras atividades que costumam ser amplamente divulgadas na sociedade, diante da sua importância ao mercado como um todo.

Contudo, existem outras características a serem analisadas, como:

  • Uso de matéria-prima;
  • Adoção de energia renovável;
  • índice de emissão de poluentes;
  • Descarte de resíduos.

O último ponto acaba recebendo uma atenção maior por quem trabalha com o setor industrial, sendo importante trabalhar ao lado de um laboratório de análise de efluentes de forma a identificar se nenhum tipo de transgressão está sendo causada nesse sentido.

Situação capaz de resultar não só em prejuízos ao meio ambiente, mas também prejudica a relação construída entre uma empresa e o seu público, além das próprias finanças da companhia, que pode ser afetada por alguma crise de imagem nesse sentido.

Fora as multas que tal empreendimento pode receber dos órgãos ligados a fiscalizar esse tipo de prejuízo possível de ser causado ao meio ambiente.

Exemplo que acaba por destacar a importância do mercado hoje saber como integrar esses três campos, a ponto de se manter um negócio positivo ao meio ambiente, sem atuar com alguma área contaminada sob investigação.

E já que essa relação de harmonia entre uma empresa e o meio ambiente não só é possível, como conta também com uma certa importância por parte do público, é preciso saber como trabalhar com tal adequação aos negócios de uma companhia.

Alinhando o mundo corporativo ao meio ambiente

De forma a garantir que as atividades de uma empresa não causem nenhum tipo de prejuízo ao meio ambiente, além de serem benéficas no processo de sustentabilidade desses espaços, é preciso estruturar todo o processo de funcionamento de um negócio.

Começando pela relação de tal companhia com o seu público interno, sendo importante estimular ao seu time de profissionais, práticas que possam ser positivas ao meio ambiente, como na adoção de um sistema de coleta e reciclagem de resíduos de uma companhia.

Dando uma nova utilidade para todo tipo de papel a ser usado em um escritório, por exemplo. Principalmente quando se tratar de algum setor voltado a trabalhar com setores alinhados ao ambiente natural, como na liberação de um licenciamento extração mineral.

Sendo responsabilidade deste e de outros negócios saber como conscientizar o público de uma forma geral, começando pela sua equipe interna, através da realização de palestras e workshops voltados a explicar a esse time a importância de ser ambientalmente correto.

Uma ideia que precisa ser trabalhada de forma aprofundada, para que uma companhia não se divulgue ao público como um negócio sustentável, sendo que suas ações estão longe de conversar com esse tipo de adequação ambiental.

Garantindo dessa forma com que uma companhia não sofra com algum tipo de retaliação por parte do público, caso a luta ambiental não esteja sendo de fato praticada por uma empresa, usando dessa relevância apenas como um golpe publicitário.

Pois enquanto uma organização se diz ambientalmente amigável ela pode estar passando por algum tipo de investigação preliminar de passivo ambiental, acerca de uma possível poluição do ambiente.

É necessário que uma empresa de fato saiba como alinhar os seus negócios a atitudes realmente sustentáveis, pois somente ela terá acesso a todo tipo de benefícios que possa estar disponível por meio desse tipo de mercado.

Tudo a intensificar a importância de adotar ações benéficas ao meio ambiente, já que tais atividades podem agir até mesmo no lado econômico de uma companhia, diante da importância que o público corretamente vem dando a esse assunto em particular.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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