O flat design é a tendência de estilo gráfico adotada pela maior parte das grandes empresas.
Marcado pela simplicidade, esse estilo é funcional e pode ser utilizado por diversos segmentos do mercado. Um bom projeto de design funciona como a roda motriz da sua comunicação, impulsionando a sua empresa para frente.
Descubra o que é o flat design, quais são suas características e quais as vantagens de usar esse estilo na sua marca.
O que é o flat design?
Flat Design é um estilo de design gráfico que se caracteriza por ser minimalista, limpo e sem profundidade. Ele usa cores planas, bordas precisas e formas simples para criar interfaces de usuário e outros elementos visuais.
Uma máscara de soldador pode ser facilmente representada por algumas linhas e ainda cumprir o propósito de transmitir a mensagem necessária aos usuários.
Em vez de usar sombras, transparências e outros elementos tridimensionais para dar profundidade, o flat design prioriza a simplicidade e a clareza. O objetivo é criar interfaces intuitivas e fáceis de usar, que sejam atraentes e modernas.
Quando o estilo surgiu?
O flat design surgiu em 2010 como uma contraproposta ao esqueumorfismo (ou seja, com elementos que imitam o objeto real, como sombras) que estava popular na época, sendo visto como uma forma de tornar interfaces mais minimalistas e fáceis de usar.
Com ares de modernidade, ele se tornou popular devido ao seu uso em dispositivos móveis e no lançamento do Windows 8 em 2012, que adotou o estilo em sua interface de usuário.
Principais características do flat design
O flat design é reconhecido por ser atual, combinar com o mundo tecnológico em que vivemos e trazer leveza e descontração ao seu projeto visual.
Mas, você sabe quais são os elementos responsáveis por isso? Todo estilo de design possui um conjunto de características que o definem. Conheça as características do flat design.
Uso de cores planas
Diferente dos elementos 3D, que o flat design veio para combater de frente, as cores aqui são aplicadas de maneira plana sem efeitos de profundidade ou sombra, o que cria uma aparência minimalista e limpa.
O contraste e o complemento entre os tons fazem o trabalho de criar desenhos sem a necessidade de linhas óbvias de contorno, mas ainda mantendo os elementos distinguíveis e de fácil entendimento.
Fontes sem serifa
As fontes sem serifa (também chamadas de sanserif) são amplamente utilizadas no flat design, pois ajudam a manter a aparência minimalista e são mais legíveis em diferentes tamanhos e resoluções de tela.
Em muitos casos, a tipografia é responsável por liderar a identidade visual da marca, como acontece em grandes empresas cujo logotipo é composto unicamente pelo nome da rede.
Fontes serifadas ainda têm seu espaço garantido no mercado atual, mas, mais do que nunca, entender o contexto de cada aplicação é fundamental.
Marcas com toque pessoal, como grifes de luxo que priorizam a assinatura do estilista, são bons exemplos de uso das fontes com serifa, enquanto empresas que visam expressar uma visão moderna e futurista apostam nas sem serifa.
Ícones simples e linhas retas
Os ícones no flat design tendem a ser simples, com linhas retas e formas geométricas básicas. As linhas retas trazem a sensação de estrutura e estabilidade ao design, enquanto as curvas trazem fluidez e suavidade.
Já os ícones simplificados remetem à busca por eliminar complicações desnecessárias, a cultura de “ir direto ao ponto” que é forte atualmente. Além disso, funcionam muito bem em telas pequenas ou com baixo contraste de iluminação.
Até mesmo um site de uma empresa de drone para topografia preço pode usar os ícones para apresentar características de forma visual e de fácil entendimento.
O minimalismo é um princípio forte no flat design e se reflete no desenho dos ícones, nas composições, e até mesmo na identidade visual da marca como um todo.
Animações pouco complexas
Ainda pensando na simplicidade e no minimalismo para transmitir mensagens, o flat design usa animações, quando são necessárias, compostas por transições simples, movimentos suaves e pouco complexos.
As animações no flat design tendem a ser sutis e suaves, ajudando a destacar elementos importantes sem distrair o usuário. Um boneco retirando uma máscara descartável atacado pode ser retratado por poucos quadros e enfatizar a ação da mesma forma.
Vantagens de usar esse estilo de composição
Existem diversos benefícios para o uso do flat design, desde que ele seja o estilo mais adequado à sua comunicação. Alguns deles são:
- Paleta de cores limpa, mas vibrante e envolvente;
- Ícones gráficos são divertidos e fáceis de entender;
- O estilo se traduz bem em telas pequenas;
- Botões simples tornam as chamadas à ação fáceis de distinguir.
Contudo, é preciso entender que cada caso é um caso. A comunicação ideal para a sua empresa pode requisitar um estilo mais clássico e elegante do que moderno e minimalista, por exemplo.
Mas se for decidido que o flat design é a melhor saída para a sua empresa, confira outros benefícios que ele pode trazer para a marca.
Simplicidade
O flat design é conhecido por ser minimalista e limpo, o que pode ajudar a transmitir uma mensagem clara e fácil de compreender. Assim, é fácil direcionar um cliente que busca desinfetante hospitalar comprar dentro de uma página da sua loja online.
Com ícones simplificados, a comunicação fica mais transparente e evita que as informações sejam distorcidas ao passar da empresa para o consumidor.
Usabilidade
O estilo flat tem uma aparência intuitiva e fácil de usar, o que pode melhorar a usabilidade dos produtos da empresa e aumentar a satisfação do cliente.
Tal como um avental descartável, o flat design é prático e intuitivo. Portanto, ele é ideal para atingir públicos de diversos grupos e origens sem nenhuma barreira para o uso.
Responsividade
O flat design é uma escolha popular para projetos que precisam ser acessíveis em diferentes dispositivos, incluindo desktop, tablet e dispositivos móveis.
Por ser composto por poucos elementos, linhas simples, alto contraste e animações bastante básicas, é adequado para displays pequenos e com baixa resolução.
Também por esses motivos, o estilo tende a carregar mais rapidamente, o que é importante para aumentar a satisfação do usuário e melhorar a taxa de conversão.
Por que ficar atento às tendências do design?
Estar ligado às mudanças do mercado é fundamental para a sua empresa de reboque tanque se manter competitiva e relevante aos olhos do público.
Uma loja que continua se comunicando de forma antiquada perde conexão com o público, que está alinhado com o ritmo acelerado do mundo atual.
As tendências de design mudam rapidamente, e estar atualizado pode ajudar a atrair e manter a atenção do público, especialmente se as tendências estiverem relacionadas ao seu mercado ou público-alvo.
Em muitos casos, os valores da empresa podem ser transmitidos de forma errônea às novas gerações por ainda usar símbolos cujo significado ficou perdido no passado.
Um exemplo claro é referente ao mercado da telefonia. Antigamente, os telefones de gancho eram representados para indicar as informações de contato de uma empresa.
Com a popularização dos aparelhos móveis, esses dados agora são sinalizados por pequenos retângulos, uma vez que o aparelho antigo caiu em desuso e muitos consumidores mais jovens não têm repertório para entender essa referência.
O design reflete a cultura e a tecnologia atuais, e estar por dentro delas pode ajudar a empresa a se posicionar como inovadora e relevante.
Pensando de forma mais abrangente, as inovações no design gráfico podem se expandir para outras vertentes, como o design de produtos, por exemplo, de modo a melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos de uma empresa.
Um design atual e bem executado também pode aumentar a confiança dos clientes na empresa e sua marca, pois indica que a marca busca se renovar e descartar as coisas velhas que já não servem mais.
Por fim, estar por dentro das tendências de design pode ajudar a empresa a se destacar da concorrência e se posicionar como uma marca inovadora e estável, mesmo em um processo de mudança.
Com uma boa comunicação, a sua empresa de equipamentos de proteção radiológica pode se aproximar dos clientes e criar laços fortes e duradouros. O design adequado ajuda a segmentar esse público, atraindo apenas quem se identifica com a marca e pode se tornar um cliente fiel.
Apostar em tendências pode ser perigoso em um primeiro momento. É preciso bastante estudo para saber se é uma moda passageira e que pode ficar ultrapassada rapidamente ou se, assim como o flat design, é uma nova linguagem visual que veio para ficar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.