Empreendedorismo Digital Consciente é Tema de Masterclass Inédita

Empreendedorismo Digital Consciente e Humanizado é o nome da Masterclass gratuita, ministrada por Leila Adriano Ostoyke, no dia primeiro de maio, às 10 horas. Idealizadora da Escola Digital Sem Mistérios, Leila explica que escolheu o dia do trabalho, para o lançamento do Clube Digital Sem Mistérios, com o objetivo de lembrar que empreender é o trabalho do empreendedor.

Na palestra, Leila apresenta o modelo de negócios adotado por ela, a fim de que todos entendam como é possível, a partir de uma base, identificar o próprio modelo de criação, divulgação, comercialização, entrega e relacionamento com alunos e clientes.

Para empreender e criar um negócio digital, a professora esclarece que é necessário aprender sobre gestão de projetos, negócios, marketing e vendas. Também é necessário conhecer as ferramentas e possíveis plataformas, entretanto, sublinha a importância de conhecer a si mesmo, identificar as próprias forças e limites, a fim de delimitar, o que quer ou não realizar.

Empreendedorismo

Para Leila, empreender é encontrar soluções, e quem quer encontrar respostas precisa de empatia para reconhecer e entender os problemas do público, assim como de proatividade para criar produtos conectados com as necessidades dele. Essas características, somadas ao conhecimento profundo da área de atuação e das ferramentas necessárias para a criação, comercialização e entrega dos produtos, contribuem para o êxito do projeto.

Do mesmo modo, ela explica que o empreendedorismo digital consiste em encontrar alternativas que possam ser comercializadas e entregues on-line, como, cursos, ebooks e mentoria. Com base na sua experiência, Leila atribui a escolha por empreender on-line à facilidade e ao alcance que o meio possibilita, isto é, “com uma conta no Instagram ou outra rede social é possível alcançar milhares de pessoas, entender seus problemas e propor soluções”, ensina.

Diante do exposto, é relevante observar que a volta do crescimento dos chamados empreendedores estabelecidos, ou seja, aqueles que estão à frente de um negócio há mais de 3,5 anos, foi um dos pontos positivos apontados pelo Sebrae e divulgado pela Agência Brasil. Do mesmo modo, uma pesquisa realizada pela FGV e pelo Sebrae mostra que, se antes da pandemia, 47% das PMEs vendiam por meio das redes sociais, hoje esse número representa 59% do total.

Leila considera que o empreendedorismo digital consciente e humanizado é o empreendedorismo possível para todos, sem que para isso seja preciso recorrer a fórmulas mágicas. A expectativa da profissional é que ele seja uma tendência, pois, ela se inclui entre as pessoas “que não se adaptam ao ritmo quase robótico e completamente desumano que as fórmulas e estratégias digitais vendidas como ouro de tolo impõem”, justifica.

Escola Digital Sem Mistérios: onde tudo começa

A Escola Digital Sem Mistérios  estava entre os projetos relacionados pela empreendedora para 2020, porém, com o início da pandemia, em março daquele ano, Leila resolveu executar o seu plano. Para a professora, essa foi uma forma de ajudar os profissionais, cujo sustento foi comprometido, por não dominarem as ferramentas digitais.

Sua primeira iniciativa foi criar o curso gratuito S.O.S Transformação Digital e, como precisava de um ambiente seguro para acolher os interessados, acelerou o processo. O objetivo imediato foi resolver as necessidades de inserção profissional dos alunos. Para ela, o objetivo foi conquistado e se, por um lado, nem todos que precisavam foram alcançados, por outro, ele transformou a vida dos participantes. “A prova é que, a partir dele, outras escolas on-line foram criadas e passaram a garantir o sustento de muitos profissionais”, conclui.

Os cursos da Escola Digital Sem Mistérios são direcionados àqueles que querem ensinar, empreender e divulgar seu trabalho on-line. Entre os cursos mais procurados estão: Instagram Sem Mistérios com Canva, Conteúdo e Criatividade; Como criar cursos on-line de sucesso e Canva: design gráfico sem mistérios. A escola também conta com espaço para outros assuntos, como desenvolvimento pessoal e finanças.

Atualmente a escola conta com mais de mil estudantes ativos na plataforma, entretanto, os cursos ministrados por ela alcançam mais de 70 mil pessoas, visto que Leila possui cursos em outras plataformas. Ao todo são 21 cursos, 3 trilhas de aprendizagem e 2 ebooks. A escola também oferece programas de mentoria individual ou em grupo, além do Clube Digital sem Mistérios.

A professora enfatiza que a prática da escola é coerente com o discurso adotado por ela e com o seu propósito. Quando o visitante entra no site da instituição, a frase “Educação, Empreendedorismo & Marketing Digital Sem Mistérios, com propósito e valor” sintetiza o que a Escola quer dizer.

Leila conta que tudo na escola, desde o conteúdo ensinado, passando pelo ritmo das aulas, às condições de acesso e preços dos cursos e produtos, é pensado para alcançar o objetivo de desmistificar o digital e multiplicar as oportunidades de ensino e aprendizagem on-line.

Clube Digital Sem Mistérios

O Clube Digital Sem Mistérios é formado por profissionais empreendedores que optam por receber mentoria contínua, por meio de aulas e encontros semanais ou mensais. Eles trocam experiências, fazem network e se enriquecem mutuamente.

A esse respeito, a empreendedora diz “o Clube é minha fonte de inspiração e de aprendizagem contínua, visto que nele sou mentora e aprendiz”. Os participantes têm acesso a todo conteúdo disponibilizado, participam dos programas de mentoria, sem custos extras, como ouvintes e como professores das masterclasses. Eles também participam da comunidade exclusiva de estudos e networking e se reúnem mensalmente para uma sessão de mentoria.

Finalmente, Leila revela “Meu segredo é não ter segredos. Ensino a empreender e ensinar on-line e para cumprir o papel de mentora, preciso compartilhar meu conhecimento e experiências”. A professora conta que faz isso diariamente por meio das redes sociais e de forma mais pontual nos cursos e nos programas de mentoria, quando o atendimento é personalizado.

anuncio patrocinado
Anunciando...