Em entrevista, CEO do Brechó Closet de Luxo explica sobre o mercado second-hand

É comum olhar para dentro do closet e observar diversas peças que foram usadas poucas vezes e desde então foram guardadas ou até mesmo estão lá e nunca foram usadas e surgem as perguntas: “o que posso fazer para me desvincular dessa peça que não uso? Será que consigo vendê-la?”

O mercado de brechós de luxo vem sendo cada vez mais explorado e bem aproveitado, pois muitas pessoas recorrem a esse nicho para desapegarem das suas peças que não usam mais e com isso surgem inúmeros questionamentos parecidos com os descritos acima. Tatiane Roque, CEO da empresa Brechó Closet de Luxo explica nessa entrevista os motivos e os benefícios de usar esse mercado a seu favor, seja desapegando ou comprando peças de luxo.

Tatiane, como você ingressou nesse mercado de brechós de luxo?

Sempre fui apaixonada por bolsas e pelo mundo do luxo. Quando adulta, tive a oportunidade de ter minha primeira peça de luxo, uma bolsa Louis Vuitton Neverfull, que usei com muito amor. Alguns meses depois, surgiu vontade de ter outra opção de bolsa e vendi minha Neverfull para uma amiga e comprei uma bolsa Prada. Fui fazendo isso várias vezes e assim começou o Brechó Closet de Luxo. Com o tempo, pessoas que compraram comigo vieram até mim para desapegar de suas peças por eu já possuir um networking na área. Elas deixavam suas bolsas para divulgação e após a venda eu repassava um valor previamente combinado, retendo uma comissão. Foi assim então que surgiu o modelo de consignação, que é a forma principal que trabalhamos, apesar de também comprarmos peças específicas.

Na sua opinião, por que você acha que esse mercado tem crescido cada vez mais?

Esse mercado vem crescendo por diversos fatores, mas os mais importantes são: aplicação de sustentabilidade à moda e políticas de exclusividade das principais grifes. Hoje notamos uma preocupação maior na forma que consumimos, pois temos consciência de que os recursos são escassos. Quando optamos por comprar em brechós evitamos a produção e descarte de um item que possui alta durabilidade. Para as pessoas mais ligadas em moda, existem consumidores com uma lista de “peça-desejo”, que são itens icônicos ou clássicos, que provavelmente não são mais fabricados pela marca ou, caso sejam, são itens de valor bem elevado. E aqui entra a importância dos brechós de luxo, onde podemos encontrar essas raridades e fazer uma grande economia na aquisição.

As peças de luxo perdem valor com o passar dos anos?

Em regra, peças de luxo não perdem valor com o passar dos anos, pelo contrário. Para uma peça que não foi cuidada de forma adequada e apresenta sinais de uso evidentes, o valor de mercado pode ser inferior ao valor de aquisição. O mesmo acontece para peças reformadas ou alteradas. Porém, para peças que foram utilizadas de forma correta, se atentando à melhor forma de cuidado, esse valor se eleva com relação ao valor de compra pelos motivos: escassez da peça específica na loja e o aumento natural de preços das próprias grifes, que acaba gerando uma valorização também em peças usadas.

Por que é considerado um bom negócio, para quem desapega dos produtos de luxo?

É considerado um bom negócio justamente pelo fato de que se olharmos atentamente, a compra e revenda da peça de luxo pode se tornar um investimento, no qual compramos por um preço, que não só se mantém como também se eleva, e vendemos futuramente por um preço mais alto, após o processo de valorização natural da peça na loja.

Então pode-se considerar o desapego de peças de luxo um verdadeiro investimento para quem está se desfazendo do item?

Sim. O conceito de investimento significa a aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro, que é o que temos visto acontecer com os chamados fornecedores, que são as pessoas que desapegam de suas peças e na grande maioria das vezes recebem na venda um valor maior do que o que foi pago na loja há alguns anos.

E para quem compra, também é um bom negócio?

Para quem compra em Brechós, pode ser um excelente negócio também. Além de estar adquirindo uma peça por um preço de mercado inferior, que muitas vezes vemos até 60% de desconto comparado ao preço da loja, uma peça de luxo possui uma alta qualidade, durabilidade e tendência à valorização. Isso significa que a bolsa comprada em brechós também acompanha o crescimento do mercado e a possibilidade de lucro na venda da peça daqui a alguns anos é bem grande.

Como é possível garantir a autenticidade de uma peça de luxo? Como é feito essa autenticação no Brechó Closet de Luxo?

A autenticidade de uma peça é garantida baseada em uma série de características próprias de cada grife (ou ainda, de cada peça), que geralmente diferem de uma para outra e que devem ser conhecidas com expertise. Mundialmente também é possível encontrar muitas plataformas voltadas para o que chamamos de certificação de peças de luxo. As plataformas contam com uma série de autenticadores profissionais que garantem a autenticidade da peça, se ela é original e possui todas as características necessárias. Aqui no Brechó Closet de Luxo, contamos com uma especialista em mercado e autenticação de peças de luxo, que avalia todos os produtos antes que eles entrem para venda. Também contamos com o suporte da plataforma autenticadora Real Authentication. Com os dois avais, geramos nosso próprio certificado de autenticidade, que garante que a peça comprada é autêntica e passou pelos mais rigorosos processos de autenticação.

Quais peças de luxo mais tem se valorizado com o passar dos anos?

Em regra, quando falamos de bolsas de luxo, todas elas acabam carregando consigo a valorização da sua marca. Porém, com certeza as que podemos observar que tiveram a valorização mais elevada, tanto em lojas próprias como no mercado second-hand, são aquelas que chamamos de clássicas. As bolsas clássicas geralmente são bolsas que foram criadas há muitos anos e cujo modelo se mantém o mesmo, podendo apenas sofrer leves alterações ou modernizações. Com isso, essas peças acabam se tornando uma “peça desejo” de várias gerações, podendo inclusive passar de mãe para filha e sempre elevando seu valor de mercado a cada ano que passa.

Para mais informações, basta acessar: www.brechoclosetdeluxo.wordpress.com

anuncio patrocinado
Anunciando...