Jornal Times Brasília

Manutenção preventiva evita problemas em viagens de fim de ano

Manutenção preventiva evita problemas em viagens de fim de ano

Manutenção preventiva evita problemas em viagens de fim de ano

As festas de final de ano estão chegando e o período de férias também. Motoristas precisam levar o veículo à oficina para fazer a manutenção preventiva e evitar problemas nas estradas, garantindo uma viagem segura até o destino desejado. Com o uso, os vários sistemas do veículo sofrem desgaste, sendo necessário fazer uma checagem para averiguar as condições; a revisão ajuda a identificar falhas e peças comprometidas. Por isso, o bom estado do veículo exige revisões periódicas.

Na visão de Leandro Leite, coordenador de assistência técnica da Nakata, ao realizar manutenção preventiva, o motorista evita imprevistos e se prepara para enfrentar o trânsito com o veículo em boas condições, mais seguro, além de reduzir gastos, já que uma peça com desgaste excessivo ou danificada pode comprometer o funcionamento de outros componentes. Entre os sistemas, o especialista destaca a parte suspensão como um ponto de atenção na manutenção e destaca algumas dicas.

Sistema de suspensão deve ser checado: Leite explica que o sistema de suspensão está diretamente ligado à dirigibilidade, estabilidade do veículo, segurança e conforto dos ocupantes. "Amortecedores e molas atuam em conjunto, absorvendo os impactos das irregularidades das vias", comenta. Além deles, bandeja, barra estabilizadora, buchas, pivôs, coxins, bieletas e o kit dos amortecedores também precisam passar por avaliação.

Revisão envolve a checagem de vários itens: entre os componentes que devem ser revisados, especialmente antes de pegar a estrada, estão os itens básicos do dia a dia, como filtros (de óleo, combustível, ar e cabine), óleo lubrificante, pneus e calibragem, tensão e validade da bateria, alinhamento, balanceamento, aditivo do radiador e palhetas. Também devem-se verificar os itens do sistema de freio — pastilhas, discos, tambores, sapatas, fluido, cilindro de roda, cilindro mestre, servo freio, mangueiras e pinças. Velas de ignição e correias (dentada e do alternador) igualmente precisam ser checadas.

Para uma viagem tranquila: a recomendação é levar o veículo a uma oficina de confiança e realizar um checklist completo. Dessa forma, evitam-se paradas desnecessárias, garantindo mais segurança e tranquilidade durante todo o trajeto.

Sair da versão mobile