Jornal Times Brasília

CMOs enfrentam um momento de ajuste de contas em termos de “reputação e resultados”, de acordo com o relatório 2026 Outlook da NIQ

A NielsenIQ (NYSE: NIQ), empresa líder mundial em inteligência do consumidor, divulgou hoje seu relatório CMO Outlook: Guide to 2026, revelando como os diretores de marketing (CMOs) estão navegando por um ponto de inflexão crítico entre a construção da marca e a responsabilidade pela geração de receita. Segundo o relatório, 83% dos CMOs permanecem confiantes sobre o valor de suas marcas, mesmo diante de orçamentos mais restritos e maior escrutínio do ROI (retorno sobre o investimento).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251118756782/pt/

NIQ CMO Outlook: Guide to 2026

“Cada dólar investido em marketing está agora sob análise”, disse Marta Cyhan-Bowles, diretora de comunicações e chefe do Centro de Excelência de Marketing Global da NIQ. “Com as empresas dando prioridadeàredução dos custos, os CMOs (diretores de marketing) são desafiados não só a gastar de forma inteligente, mas também a comprovar como o marketing impulsiona diretamente o reconhecimento da marca, o crescimento e a fidelização. Não se trata mais apenas de eficiência; trata-se de comprovar o impacto – tudo isso com orçamentos praticamente estáveis.”

Principais conclusões do relatório “CMO Outlook 2026” da NIQ.

Os CMOs permanecem seguros sobre o valor da marca, porém estão mudando o foco devidoàpressão.

A fragmentação de dados ameaça a clareza do ROI.

A integração da IA avança rapidamente, mas os CMOs agora são avaliados pelo impacto, não pelo acesso.

As redes de mídia de varejo (RMNs) emergem como a próxima fronteira do ROI em marketing.

“Os profissionais de marketing estão redefinindo o significado de desempenho”, afirmou Cyhan-Bowles. “Dados, IA e redes de mídia de varejo estão reformulando as estratégias de marketing, e os CMOs mais bem-sucedidos serão aqueles que devem unir essas forças para demonstrar um valor mensurável para a empresa.”

Áreas de foco estratégico/Próximos passos

À medida que os CMOs se voltam para o futuro, rumo a 2026, as descobertas da NIQ apontam para quatro prioridades que devem definir as empresas de marketing de alto desempenho.

Essas áreas de foco, quando combinadas, possibilitam aos CMOs irem além da eficiência e buscarem a resiliência a longo prazo, impulsionando tanto o valor da marca em longo prazo quanto resultados comerciais mensuráveis.

A integração da IA e de estratégias fundamentadas em dados não representa apenas uma reação às restrições orçamentárias, mas também uma abordagem proativa para alcançar o crescimento sustentável em um contexto econômico desafiador.

Baixe o relatório para obter insights detalhados e orientações para CMOs.

Nota aos editores:

Executivos da NIQ, entre eles Marta Cyhan-Bowles, diretora de comunicações e chefe do Centro de Excelência em Marketing Global, falarão sobre as conclusões do relatório “CMO Outlook 2026” na Cúpula do Conselho de CMOs do The Wall Street Journal, no dia 19 de novembro de 2025, em uma sessão intitulada “Dos Dados às Decisões: A Avaliação do ROI do CMO”.

O relatório CMO Outlook 2026 reforça o compromisso da NIQ em oferecer informações práticas para ajudar as marcas a navegarem em um cenário de mídia e tecnologia em rápida evolução. Ao integrar análises avançadas com o The Full View™ (visão completa) do comportamento do consumidor, a NIQ capacita os líderes de marketing a mensurarem o que importa e agir com confiança.

Sobre o relatório:

O relatório CMO Outlook: Guide to 2026 da NIQ se baseia em uma pesquisa com mais de 250 CMOs e executivos seniores de marketing de empresas líderes em diversos setores e regiões. A pesquisa abrange 14 países representando a Ásia-Pacífico, a Europa, a América Latina e a América do Norte. Os líderes de marketing são definidos como CMOs ou diretores de marca, diretores ou vice-presidentes de marketing, marca, operações de marketing ou experiência do cliente.

Sobre a NIQ:

A NielsenIQ (NIQ) é uma empresa líder em inteligência do consumidor, que oferece a compreensão mais completa do comportamento de compra do consumidor e revela novos caminhos para o crescimento. Nosso alcance internacional abrange mais de 90 países, cobrindo cerca de 85% da população mundial e mais de US$ 7,2 trilhões em gastos de consumidores ao redor do mundo. Com uma visão holística do varejo e as informações mais completas sobre o consumidor, entregues com análises avançadas mediante plataformas de última geração, a NIQ oferece a Full View.

Para mais informações, acesse niq.com

Isenção de responsabilidade sobre declarações prospectivas

Este comunicado de imprensa CMO Outlook: Guide to 2026 pode conter declarações prospectivas sobre comportamentos de consumo, tendências de mercado e desenvolvimentos da indústria. Estas declarações refletem as expectativas e projeções atuais com base nos dados disponíveis, padrões históricos e diversas premissas. Palavras como “espera”, “antecipa”, “projeta”, “acredita”, “prevê”, “planeja”, “olha para o futuro” e expressões semelhantes têm como objetivo identificar essas declarações prospectivas. Estas declarações não garantem resultados futuros e estão sujeitas às incertezas inerentes, incluindo mudanças nas preferências do consumidor, condições econômicas, avanços tecnológicos e dinâmicas competitivas. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nessas declarações. Embora nos esforcemos para basear nossas perspectivas em dados confiáveis ​​e metodologias consolidadas, não assumimos nenhuma obrigação de atualizar quaisquer declarações prospectivas para refletir eventos ou circunstâncias futuras, exceto na medida exigida pela legislação aplicável.

© 2025 Nielsen Consumer LLC. Todos os direitos reservados.

NIQ-GENERAL

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia: media.relations@niq.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Sair da versão mobile