Jornal Times Brasília

Indústria mundial de cimento registra redução de 25% na intensidade de CO2 e exige medidas governamentais urgentes para acelerar a missão de zero emissão líquida

O extenso trabalho de descarbonização sendo realizado pela indústria internacional de cimento e concreto para reduzir as emissões de CO₂ está detalhado em um novo relatório mundial lançado na COP30 em Belém, Brasil. O relatório apresenta os dados mais recentes do setor, mostrando seu progresso, e também enfatiza a urgente necessidade de intervenções de governos a nível internacional para ajudar a acelerar as ações.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20251117847136/pt/

GCCA Cement and Concrete Industry Net Zero Action and Progress Report

O relatório constata que o setor reduziu a intensidade de CO₂ dos produtosàbase de cimento em 25% ao redor do mundo desde 1990 e também planeja uma série de recomendações políticas que podem abrir caminho para reduções mais rápidas.

Dominik von Achten, Presidente da GCCA e Presidente do Conselho Administrativo da Heidelberg Materials, disse: “Nosso setor vem cooperando e inovando em todos os aspetos de nossa produção, ao encontrar novas formas de trabalhar e implementar tecnologias inovadoras que já estão gerando uma verdadeira mudança de paradigma.”

“Contudo, para chegarmosàtransformação em escala industrial que nosso mundo precisa, não podemos fazer isto sozinhos; nossa indústria precisa do apoio dos governos, dos responsáveis políticos, das partes interessadas e de nossos aliados em todo o setor da construção civil neste momento.”

O relatório apelaàimplementação urgente de políticas eficazes que promovam o uso de resíduos municipais e industriais não recicláveis ​​como combustíveis alternativos sustentáveis ​​para fornos de cimento, bem como o uso de resíduos de demolição da construção civil como matérias-primas recicladas. Outras políticas importantes incluem a alteração dos códigos de construção para estimular a adoção mais ampla de produtos de cimento e concreto mistos, além do estabelecimento de mecanismos nacionais de precificação de carbono orientados pelo mercado, que incentivem a descarbonização e o investimento em inovação limpa.

Thomas Guillot, Diretor Executivo da GCCA, disse:“A amplitude das atividades que observamos entre nossos membros é realmente inspiradora, com ótimos exemplos de projetos e trabalhos em todas as alavancas de descarbonização, onde há políticas favoráveis.”

“Cimento e concreto são materiais essenciais para o mundo, mas sabemos que também são essenciais para a descarbonização. Apesar de nossos progressos, sabemos que ações políticas firmes são fundamentais para nos permitir acelerar nossas reduções a nível mundial.”

Quatro anos após o lançamento de seu roteiro para neutralidade de carbono, o Relatório de Ações e Progresso para Meta de Zero Emissão Líquida na Indústria de Cimento e Concreto 2025/26 da GCCA evidencia o papel de liderança que as empresas ao redor do mundo vêm desempenhando na descarbonização.

O relatório ressalta mais de 60 projetos de descarbonização de destaque de empresas membros da GCCA e associações parceiras, incluindo:

Reduções de CO₂ mediante uso de materiais residuais (“combustíveis alternativos”) para substituir combustíveis fósseis, uso de matérias-primas descarbonizadas, medidas de eficiência energética e inovações como uso de hidrogénio e eletrificação de fornos.

Aceleração da Captução, Uso e Armazenamento (CCUS), que representa 36% das reduções de CO2 planejadas pelo setor, segundo o roteiro da GCCA.

Aumento do uso de fontes de energia alternativas

Concreto com baixa emissão de carbono, circularidade, projeto e construção.

A honorável Mélanie Joly, Ministra da Indústria e Ministra Responsável pelo Desenvolvimento Econômico do Canadá para as Regiões de Quebec, Governo do Canadá, disse:“O concreto está no centro das crescentes ambições econômicas e das necessidades de infraestrutura do mundo, desde habitações e estradas até centros de energia e comércio. Com a aceleração da demanda, a descarbonização industrial nunca foi tão importante.”

“O Canadá sente orgulho do trabalho e das conquistas do programa ‘Cement and Concrete Breakthrough’ (Avanços na Indústria do Cimento e do Concreto), e a COP30 representa uma oportunidade para concretizar o progresso obtido quanto a nosso primeiro conjunto de Ações Prioritárias.”

Leia o relatório completo: https://gccassociation.org/cement-and-concrete-industry-net-zero-action-and-progress-report/

Sobre os dados de emissões industriais

A cada ano, a GCCA publica os dados mais recentes de seu setor, o GNR (“GCCA em Números”). O GNR é um banco de dados mundial que coleta (mediante uma empresa terceirizada credenciada, a PwC) e publica de modo transparente um conjunto de dados fundamentais sobre sustentabilidade no setor. Os dados são coletados conforme o Protocolo de CO₂ e Energia do Cimento, sendo que os dados disponíveis remontam a 1990 como ponto de referência, o que nos possibilita avaliar o progresso em curso.

O GNR é uma ferramenta crucial para monitorar e relatar o progresso em sustentabilidade.

Dados mais recentes

Em 2025, levantamos dados referentes a 2023, para cumprir com o período de atraso estipulado pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) de 2 anos.

* Note que os valores estão arredondados. Consulte o site da GCCA para obter valores exatos, comparações e banco de dados completo do GNR.

Sobre a GCCA

A GCCA e seus membros representam a maior parte da capacidade mundial de produção de cimento fora da China, além de um crescente número de fabricantes chineses. As empresas associadas se comprometeram a reduzir e, em última instância, eliminar as emissões de CO₂ no concreto, que atualmente representam cerca de 7% a nível internacional, através da implementação do Plano de Ação para o Futuro do Concreto 2050 com Zero Emissão Líquida da GCCA, o primeiro setor da indústria pesada a definir um plano bem detalhado. Juntos, a GCCA se compromete a construir um futuro brilhante, resiliente e sustentável, tanto para a indústria do concreto como para o mundo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Notas aos editores:

Para fotos de estudos de caso de descarbonização, entre em contato com: GCCACommunication@gccassociation.org.

Para outras informações, entre em contato com: paul.adeleke@gccassociation.org.

Fonte: BUSINESS WIRE

Sair da versão mobile